ONG FICAR DE BEM ASSUME GESTÃO DO CENTRO DIA DA PESSOA IDOSA EM SÃO BERNARDO
Unidade oferece serviços que promovem autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida de pessoas na terceira idade
A ONG Ficar de Bem, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo e por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) do município, assumiu, dia 2 de janeiro, a gestão do serviço Centro Dia para Pessoas Idosas. A iniciativa tem como finalidade promover o desenvolvimento da autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de idosos em situação de vulnerabilidade. O projeto tem capacidade de atender até 50 pessoas diariamente.
O atendimento é direcionado a pessoas com 60 anos ou mais, em vulnerabilidade social ou com direitos violados com risco social e pessoal, que precisam de auxílio em atividades do dia a dia, como alimentação, mobilidade e higiene. A prioridade é para beneficiários do Cadastro Único e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), classificados nos graus de dependência I ou II pela Anvisa, sem comprometimento cognitivo ou com alterações controladas. O ingresso ao serviço ocorre mediante encaminhamento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município.
“Assumir a gestão do Centro Dia é uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com o cuidado aos idosos, promovendo dignidade, segurança e inclusão. Nosso objetivo é oferecer um ambiente acolhedor e repleto de atividades que incentivem a autonomia e a convivência”, afirma Everson Robles Dotto, presidente da ONG Ficar de Bem.
O Centro Dia está localizado na Pedro de Toledo, 137, no bairro Paulicéia, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto em feriados. A unidade oferece refeições, atividades culturais e de lazer, além de atendimento especializado por uma equipe multidisciplinar. A iniciativa reforça o compromisso da Ficar de Bem e do município com políticas públicas voltadas à terceira idade.
Sobre Ficar de BemA Ficar de Bem é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e sem vínculos políticos ou religiosos, que há 36 anos defende os direitos e oferece apoio integral a crianças, adolescentes e suas famílias vítimas de violência física, psicológica, sexual e negligência. Fundada em 1988 como CRAMI – Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD – pelo pediatra Dr. Emílio Jaldin Calderon, a instituição atualmente é presidida pelo empresário Evenson Robles Dotto e conta com núcleos de atuação em Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. Com 18 projetos voltados para prevenção, acolhimento e suporte social, além de coordenar o Bom Prato na região do ABC, a ONG mantém parcerias com o poder público que possibilitam a ampliação e sistematização do atendimento, rompendo ciclos de violência e promovendo relações de cuidado e respeito. Reconhecida por sua transparência e eficiência, a Ficar de Bem possui certificações e prêmios e é declarada Utilidade Pública em níveis municipal, estadual e federal, atuando conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reafirmando seu compromisso com uma sociedade justa e igualitária. Além disso, a instituição está pelo terceiro ano consecutivo na lista das 100 melhores ONGs do Brasil.