OPERAÇÃO PÉ D’ÁGUA É LANÇADA EM SÃO BERNARDO
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, lançou nesta sexta-feira (29) a Operação Pé D’Água, com foco em minimizar os impactos das chuvas de verão e salvar vidas no município. A força-tarefa, coordenada pela Defesa Civil Municipal, será realizada até 15 de abril de 2025, incluindo mutirões preventivos e intervenções em áreas de risco para enfrentar os eventos climáticos extremos.
Desde sua criação, em 2017, a iniciativa tem sido fundamental para a proteção de vidas. “Investimos R$ 500 milhões em ações de prevenção e infraestrutura, como o Piscinão do Paço Municipal, canalizações e contenção de encostas. Áreas como Vila São Pedro e Jardim Thelma, antes consideradas de extremo risco, estão hoje protegidas”, destacou o prefeito.
O lançamento aconteceu no Salão Nobre do Paço Municipal, com a participação de secretários das 13 pastas que integram a operação, como Serviços Urbanos, Saúde, Educação e Segurança Urbana. A iniciativa inclui capacitação de agentes públicos, voluntários e agentes de saúde, além de mutirões para conscientizar moradores de áreas vulneráveis.
Balanço da Secretaria de Serviços Urbanos aponta que, na última edição, a operação realizou 589 intervenções preventivas, superando os 512 registros do ano anterior e as 260 ações realizadas em 2021/2022. O programa segue como referência na gestão de enchentes e no enfrentamento aos desafios climáticos na cidade.