OPERAÇÃO TRANSPORTE ESCOLAR SEGURO INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO EM SÃO BERNARDO

OPERAÇÃO TRANSPORTE ESCOLAR SEGURO INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO EM SÃO BERNARDO

Mais de 100 vans escolares foram fiscalizadas na região neste ano

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) tem reforçado as ações de fiscalização de vans escolares por meio da Operação Transporte Escolar Seguro (OTES). Nesta segunda-feira (17), uma ação realizada em Suzano, cidade sob a superintendência de São Bernardo do Campo, resultou na fiscalização de 46 veículos em frente a seis escolas, com 26 autuações registradas.

Com essa operação, a região de São Bernardo ultrapassa a marca de 100 veículos fiscalizados em 2025. Além de Suzano, também houve ações em Ferraz de Vasconcelos e São Bernardo do Campo, totalizando 63 vans abordadas e 43 infrações registradas. No total, foram aplicadas 68 multas entre 109 veículos inspecionados.

Entre as principais irregularidades identificadas estão a falta do curso especializado obrigatório para motoristas de transporte escolar e a ausência da autorização necessária para operar no segmento.

“A OTES de Suzano foi a maior já realizada no estado, reforçando nosso compromisso com a segurança das crianças e adolescentes. A circulação de veículos sem autorização coloca em risco os estudantes. Vamos intensificar as fiscalizações para garantir que apenas veículos adequados estejam em operação”, destacou Diego Vido, superintendente do Detran-SP em São Bernardo do Campo.

Histórico e impacto da OTES

A Operação Transporte Escolar Seguro teve início em junho de 2024. No ano passado, das 991 abordagens realizadas, foram registradas 878 infrações de trânsito e 70 remoções de veículos aos pátios.

A principal infração registrada em 2024 foi “transporte de escolares sem possuir ou portar a autorização”, com 309 autuações. A permissão para conduzir vans escolares é obrigatória e garante que os estudantes sejam transportados com segurança e por motoristas devidamente regularizados.

Como obter a autorização para transporte escolar

O Detran-SP disponibiliza digitalmente a autorização para condutores de transporte escolar, sem cobrança de taxa. O documento pode ser solicitado pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI) no site: https://portal.sei.sp.gov.br/sei/institucional/usuario_externo.

Para evitar autuações, os motoristas devem cumprir os seguintes requisitos:
CNH registrada no Estado de São Paulo
CNH válida e sem bloqueios
Idade superior a 21 anos
Categorias D ou E
Exame toxicológico periódico
Sem mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses
Curso de Transporte Escolar válido e registrado na Carteira Digital de Trânsito (CDT)
Certidão negativa de antecedentes criminais para homicídio, roubo, estupro e corrupção de menores

A fiscalização segue rigorosa para garantir a segurança das crianças e dar tranquilidade às famílias, garantindo que apenas veículos e motoristas devidamente autorizados estejam em circulação.

#transporteescolar #segurança #saobernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.