OPERAÇÃO UNITATEM UNE GCM E POLÍCIA CIVIL PELA PRIMEIRA VEZ EM SÃO BERNARDO

A Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo deram início, nesta terça-feira (25), à Operação Unitatem, a primeira ação conjunta entre as duas forças de segurança durante a atual gestão. A medida tem como objetivo coibir crimes patrimoniais na cidade, com foco especial na região central e adjacências, garantindo mais segurança para trabalhadores e estudantes no retorno das aulas universitárias.
A operação foca no policiamento preventivo especializado, com base em levantamentos estatísticos da Polícia Civil que indicam maior incidência de crimes nessas áreas, especialmente no período noturno. Além disso, a ação também visa inibir o tráfico de drogas no entorno das instituições de ensino.
O efetivo da operação conta com 22 viaturas da Polícia Civil e 15 viaturas da GCM, totalizando 50 policiais e 34 agentes municipais. A saída da ação ocorreu na Esplanada do Paço e contou com a presença da vice-prefeita sargento Jéssica Cormick, da delegada seccional do Demacro, Dra. Kelly Cristina Sacchetto de Andrade, e do secretário de Segurança de São Bernardo, major Topalian.
“Nosso objetivo é sempre assegurar que a população possa transitar pela cidade com segurança, sabendo que a GCM estará a postos para defendê-la. Segurança pública se faz com ações efetivas”, destacou o secretário major Topalian.
A delegada Dra. Kelly Cristina ressaltou a importância do momento. “Hoje é um dia histórico em São Bernardo. Depois de muitos anos, a Polícia Civil volta a realizar uma operação em conjunto com a GCM. Trabalhando de forma integrada, vamos alcançar nosso objetivo principal: o combate à criminalidade”, afirmou.
Operação Hércules
Além da Operação Unitatem, a segurança na cidade será reforçada com a Operação Hércules, realizada em conjunto pela Polícia Militar e GCM. A ação terá uma nova ofensiva a partir de quinta-feira (27), intensificando o patrulhamento ostensivo para prevenir roubos e furtos em diferentes regiões de São Bernardo.
#segurança #policia #saobernardo