ORLANDO MORANDO DETERMINA OPERAÇÃO DE LIMPEZA DO PISCINÃO DO PAÇO
ORLANDO MORANDO DETERMINA OPERAÇÃO DE LIMPEZA DO PISCINÃO DO PAÇO clique aqui e ouça a matéria

Reservatório, cuja capacidade é de armazenar 220 milhões de litros de água, passará por intervenções visando prevenção de enchentes

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, autorizou nesta quinta-feira (8/9) o início dos trabalhos de limpeza e desassoreamento do Piscinão do Paço, obra símbolo do fim das enchentes na cidade e cujas intervenções visam a prevenção ao período de chuvas.

A limpeza será feita por uma empresa especializada, contratada pela Secretaria de Serviços Urbanos e os serviços vão durar 60 dias. O reservatório possui área de 15 mil metros quadrados e tem capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água. A estimativa é a de que sejam retirados aproximadamente 450 caminhões de resíduos. “A prevenção sempre é o melhor caminho. Todos sabem o quanto trabalhei para terminar as obras do Piscinão do Paço assim que assumi a administração e é por isso que nossa preocupação em preservar o município das fortes chuvas é constante. Mas tem que ser uma responsabilidade conjunta e, por isso, também é importante que a população faça sua parte e descarte o lixo de maneira correta”, frisou o prefeito.

Para a execução da limpeza um canteiro de obras foi erguido em um trecho da Esplanada do Paço, a fim de garantir a segurança dos operários e dos munícipes durante os serviços. Para realizar os trabalhos, foram investidos cerca de R$ 350 mil.

DESASSOREAMENTO E LIMPEZA – Os resíduos são retirados por meio de caçambas, que são erguidas por um guindaste e encaminhados para o descarte. Para os serviços de desassoreamento mecanizado será utilizada uma máquina tipo mini-carregadeira no interior do reservatório e que promoverá a remoção dos detritos e sedimentos transportados e acumulados até o ponto de acesso ao içamento. Já a limpeza manual do reservatório de retenção deverá ser feita através de equipe de trabalho que fará a remoção dos detritos e material sedimentado, como garrafas pet, sacos e sacolas plásticas, papéis e caixas de papelão, pneus, entre outros.

HISTÓRICO – O Piscinão do Paço é um grande reservatório. O equipamento conta com um túnel de 950 metros de extensão, seis metros de diâmetro e 18 metros de profundidade, que liga a galeria de interligação na Alameda Glória até o Paço Municipal. Tudo isso construído embaixo da esplanada do Paço, que conta com 24 mil metros quadrados. A obra foi entregue em agosto de 2019. Foram investidos R$ 353 milhões para a construção do reservatório.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content