ORLANDO MORANDO É RECONHECIDO COM O PRÊMIO PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA

ORLANDO MORANDO É RECONHECIDO COM O PRÊMIO PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, foi agraciado com o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, nesta quarta-feira (12/6), em reconhecimento ao trabalho realizado para garantir os direitos das crianças e adolescentes. São Bernardo foi a única cidade com população acima de 500 mil habitantes premiada em São Paulo e está entre as 100 cidades brasileiras condecoradas na sétima edição do programa.

A premiação da Fundação Abrinq avaliou avanços nas políticas públicas e nos indicadores municipais voltados ao público infanto-juvenil entre 2021 e 2024. Entre os destaques de São Bernardo está a ampliação da oferta de vagas em creches e o fim da fila de espera, alcançados por meio do Programa Atender Mais, que expande parcerias com o terceiro setor para o atendimento de crianças de zero a três anos.

“Temos feito um trabalho responsável e preocupado com a população como um todo, mas, sem dúvida, nossa prioridade tem sido as crianças e os adolescentes. Isso passa por oferecer uma saúde de qualidade e integral, assistência e uma rede de apoio e proteção, em especial para aquelas em situação de vulnerabilidade, uma educação inclusiva e que forma cidadãos, além de acesso à cultura, esporte e lazer. Investir na criança é investir no futuro de São Bernardo”, afirmou Orlando Morando.

O Programa Educar Mais, que amplia a educação em tempo integral na cidade, também foi fundamental para a conquista do prêmio. A iniciativa oferece uma jornada de nove horas diárias, quatro refeições e um currículo diferenciado, promovendo múltiplas oportunidades de aprendizagem. Na área da saúde, o Projeto Acolhendo merece destaque. Este projeto promove encontros entre bebês, responsáveis e representantes da comunidade, visando a promoção da saúde e o fortalecimento de vínculos.

A criação do Plano Municipal para a Infância e Adolescência (Lei Nº 7248, de 16 de outubro de 2023), que define prioridades e ações para o decênio 2023-2033, também foi um fator importante para a premiação. O fortalecimento dos conselhos municipais, como o CMDCA e o Conselho Tutelar, e o atendimento a vítimas ou testemunhas de violência foram igualmente reconhecidos.

A adesão de São Bernardo ao Programa Prefeito Amigo da Criança ocorreu em 17 de agosto de 2021. A secretária de Educação, Sílvia Donnini, coordenadora geral da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do programa, destacou que “essa premiação é resultado de um trabalho que vem sendo realizado desde 2017, voltado à promoção de vidas saudáveis, educação de qualidade e proteção em situações de risco”.

SOBRE O PROGRAMA – Criado em 1996, o Programa Prefeito Amigo da Criança apoia tecnicamente prefeitos na implementação de ações que garantam os direitos das crianças e adolescentes. Dos 100 prefeitos reconhecidos na sétima edição da premiação, 58 são do Nordeste, 22 do Sudeste, 10 do Sul, oito do Norte e dois do Centro-Oeste.

PrefeitoAmigoDaCriança #SãoBernardo #DireitosDasCrianças

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo