PALESTRA SOBRE O CÂNCER INFANTOJUVENIL ALERTA PARA IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE

Com oito mil novos casos anualmente, o câncer é a principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes no Brasil. Se descoberto precocemente, chances de cura podem ultrapassar 80%
Falar sobre câncer infantojuvenil não é fácil, mas, segundo o oncopediatra Dr. Jairo Cartum, é fundamental. “Conscientizar pais, professores e a sociedade sobre os sinais de alerta é essencial, pois o tumor se multiplica muito rápido na criança, em média, a cada 35 dias. Se conseguirmos tratar adequadamente na fase inicial, a cura ocorre com muito menos sequelas”, explicou o médico, que também é professor responsável pela Oncologia Pediátrica do Centro Universitário da Faculdade de Medicina do ABC.
🚨 SINAIS DE ALERTA
Os principais sintomas que indicam a necessidade de uma investigação médica mais detalhada incluem:
- Febre persistente por mais de 10 dias
- Palidez e manchas roxas sem causa aparente
- Dor de cabeça constante e vômitos frequentes pela manhã
- Aumento dos gânglios (ínguas) no pescoço, virilha ou ombros
- Inchaço e dor abdominal que não passam
- Tosse e falta de ar persistente
- Alteração nos movimentos dos olhos, mancha branca na pupila ou estrabismo
“Toda dor que persiste e piora, mesmo após medicação, deve ser investigada”, alerta Dr. Jairo Cartum.
📌 EVENTO EM SÃO BERNARDO
As informações foram apresentadas durante palestra gratuita realizada em 15/02/2025, no Neo Hotel, em São Bernardo do Campo. O evento foi promovido pelo Big Riso (Programa de Responsabilidade Social da MBigucci, que leva risoterapia a pacientes oncológicos).
A palestra reuniu educadores do ABC Paulista e voluntários do Big Riso. O evento foi aberto pelo presidente da MBigucci, Milton Bigucci, que destacou: “Fico muito feliz em apoiar esta iniciativa, que tem grande importância para as crianças em tratamento do câncer.”
A educadora Thaís Bárbaro, representando o secretário municipal de Educação, prof. Júlio César Costa, ressaltou a necessidade de levar a discussão para as escolas: “Nós, educadores, além de formarmos vidas, podemos ajudar a salvá-las, levando informação.”
Já a coordenadora do Big Riso, Roberta Bigucci, lembrou que 15 de fevereiro é o Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil: “Se cada um de nós espalhar as informações sobre diagnóstico precoce que aprendemos aqui, podemos mudar essa realidade.”
🏥 CAMPANHA PARA CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL REGIONAL
Além do diagnóstico precoce, o tratamento adequado e próximo ao paciente é essencial. Por isso, Dr. Jairo Cartum lidera uma campanha para a construção de um hospital pediátrico regional no ABC Paulista e na Baixada Santista, nos moldes do GRAAC, para atendimento exclusivo ao câncer infantojuvenil.
“Precisamos de um hospital especializado, com estrutura humanizada e equipamentos adequados. Isso permitirá aumentar a taxa de cura e melhorar o atendimento às crianças da região”, reforça o oncologista.
#saúde #câncerinfantil #SãoBernardo