PARANAPIACABA TERÁ BIBLIOTECA DO FUTEBOL

Novo equipamento será instalado dentro do Memorial Charles Miller
Com o propósito de fomentar o turismo esportivo em Paranapiacaba e reforçar o valor histórico como berço do esporte mais popular no Brasil, uma Biblioteca do Futebol será instalada no interior do Memorial Charles Miller.
Trata-se de uma parceria da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense com o Memofut (Memória e Pesquisa do Futebol) e o Museu do Futebol. A expectativa é que o novo equipamento comece a funcionar no ano que vem.
“A Biblioteca será um equipamento fundamental para reafirmar a nossa primazia no futebol brasileiro. A maior paixão nacional nasceu na Vila. Aqui foi construído o primeiro campo com medidas oficiais no Brasil. Queremos que as pessoas conheçam essa história. Para isso, é essencial preservar e difundir esse legado”, destacou o subprefeito Fabio Picarelli.
O futebol praticado nos dias atuais – com onze jogadores, regras e medidas oficiais do campo – nasceu na Vila inglesa no final do século XIX, quando Charles Miller retornou dos estudos na Inglaterra e trouxe na bagagem uma bola, um livro de regras, uma bomba para encher as bolas e uniformes usados. Como filho de funcionário da São Paulo Railway Company, que construía a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí na época, ele participou de competições, conquistou títulos e fundou a primeira Liga Paulista de Futebol.
A princípio o acervo será composto por doações feitas por membros do Memofut e pela reserva técnica da Biblioteca do Museu do Futebol. A curadoria e a catalogação das obras ficarão a cargo do historiador Daniel Alcarria, em um trabalho voluntário. “Devemos preservar a memória do esporte, em especial o futebol e a prática pioneira, que começou em Paranapiacaba através de Charles Miller, considerado o pai do futebol no Brasil”.
Entre os materiais disponíveis estarão livros, teses, jornais e revistas antigos, memorabilias (objetos pessoais), artigos e entrevistas de história oral.
A criação da Biblioteca integra um conjunto de ações entre a Prefeitura de Santo André e o Museu do Futebol, que já realizaram uma oficina de conservação de troféus e medalhas, bem como a digitalização do acervo do Museu Castelo para visitação virtual.

