PATRULHA MARIA DA PENHA DISCUTE DESAFIOS EM ENCONTRO NO CONSÓRCIO ABC
Representantes das Guardas Civis Municipais (GCMs) da região do Grande ABC se reuniram no Consórcio Intermunicipal para compartilhar experiências e debater desafios e avanços das equipes da Patrulha Maria da Penha. O encontro, solicitado pelos comandos das GCMs, tratou de questões relacionadas ao atendimento e proteção de mulheres com medidas protetivas.
A Patrulha Maria da Penha é um serviço essencial das GCMs, que acompanha mulheres em situação de violência doméstica, assegurando sua segurança e prevenindo novos episódios de agressão.
Participaram representantes das GCMs de cinco municípios consorciados e de São Bernardo do Campo. Entre os temas abordados, destacaram-se o aumento da demanda por atendimento a mulheres e crianças com medidas protetivas, além da busca por recursos junto ao Ministério Público e ao Tribunal de Justiça.
Os desafios incluem a necessidade de capacitação para inspetores e subinspetores, além de ampliação de equipamentos como viaturas, notebooks, armamentos e mobiliário. Outro ponto levantado foi a importância de fortalecer a articulação entre secretarias municipais e regionais para melhorar os fluxos de atendimento.
O secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva, destacou a relevância do trabalho da Patrulha Maria da Penha na prevenção de feminicídios e reincidência de violência doméstica. “Este espaço é ideal para compartilhar experiências e buscar soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelas equipes dedicadas a esse serviço fundamental na nossa região”, afirmou.
#violenciadomestica #patrulhamariadapenha #saobernardo