PEDÁGIO DO SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES SOBE PARA R$ 40,60 EM JULHO E SEGUE COMO O MAIS CARO DO PAÍS
Motoristas que utilizam o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) pagarão mais caro para viajar entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista a partir de 1º de julho de 2026. A tarifa básica das rodovias Anchieta (SP-150) e Imigrantes (SP-160) será reajustada em 4,91%, passando de R$ 38,70 para R$ 40,60.
O reajuste anual foi homologado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e publicado no Diário Oficial. As novas tarifas passam a valer à 0h do dia 1º de julho para veículos de passeio e comerciais nas rodovias administradas pela concessionária Ecovias Imigrantes. O aumento faz parte da atualização tarifária anual prevista nos contratos de concessão das rodovias estaduais paulistas.
Confira os novos valores:
• Rodovia dos Imigrantes (Piratininga – km 32): de R$ 38,70 para R$ 40,60 (+R$ 1,90 / 4,91%)
• Via Anchieta (Riacho Grande – km 31): de R$ 38,70 para R$ 40,60 (+R$ 1,90 / 4,91%)
• Rodovia Cônego Domênico Rangoni (Santos – km 250): de R$ 18,30 para R$ 19,20 (+R$ 0,90 / 4,92%)
• Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (São Vicente – km 280): de R$ 10,90 para R$ 11,40 (+R$ 0,50 / 4,59%)
Conforme anunciado pela Artesp, as praças físicas de pedágio do Sistema Anchieta-Imigrantes serão substituídas gradualmente pelo modelo de pedágio eletrônico free flow. O sistema fará a leitura eletrônica dos veículos por meio de tags ou sensores, eliminando a necessidade de paradas nas cabines e permitindo a cobrança de forma automática.



