PERU DECLARARÁ EMERGÊNCIA SANITÁRIA DEVIDO A SURTO DE DENGUE

PERU DECLARARÁ EMERGÊNCIA SANITÁRIA DEVIDO A SURTO DE DENGUE

O Peru se prepara para declarar emergência sanitária em 20 de suas 25 regiões, em resposta a um grande aumento nos casos de dengue, que já resultou em 28 mortes este ano. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, César Vasquez, nesta segunda-feira (26), destacando o “risco iminente” de um surto generalizado da doença.

Até a sétima semana de 2024, o país registrou 24.981 casos de dengue, um aumento de 95% em comparação com os 12.624 casos e 18 mortes no mesmo período do ano anterior. A situação é agravada por uma onda de calor e fortes chuvas, condições favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue.

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor nos olhos, cabeça, músculos e articulações, além de náuseas, vômitos e fadiga. A maior concentração de casos foi identificada no norte do Peru, onde a capacidade hospitalar está sendo testada ao limite.

O ministro Vasquez apontou que o plano regular de contenção da dengue se tornou insuficiente devido a fatores climáticos adversos e destacou a necessidade de acelerar a logística para combater a doença. Em 2023, o Peru enfrentou 438 mortes por dengue, com um total de 269.216 casos, sendo maio e junho os meses de pico, conforme dados oficiais.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo