PF DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA DE ROUBO DE CARGAS E CAMINHÕES; GRUPO ATUAVA EM SÃO BERNARDO

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (17) a Operação No Rest, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa envolvida em roubo de cargas e caminhões em várias cidades de São Paulo e também em Extrema, Minas Gerais. A investigação foi conduzida pela PF de Campinas, com apoio do GAECO – núcleo Sorocaba.
Foram cumpridos 17 mandados de prisão temporária e 12 de busca e apreensão, além do sequestro de cerca de R$ 18 milhões em bens e valores do grupo criminoso. A ação mobilizou 120 agentes, entre policiais federais e policiais militares rodoviários.
Segundo a investigação, que teve início em janeiro de 2025, o grupo interceptava caminhões em movimento ou parados em locais de descanso. Os motoristas eram rendidos com uso de armas de fogo, mantidos em cativeiro e forçados a realizar transferências bancárias. Também eram roubados documentos, celulares e demais bens pessoais.
Entre novembro de 2024 e junho de 2025, foram registrados 26 roubos e um furto atribuídos à organização. As ocorrências aconteceram nas cidades de Araras, Boituva, Itapecerica da Serra, Itatiba, Itu, Itupeva, Jundiaí, Porto Feliz, Quadra, Salto, São Bernardo do Campo, São Lourenço da Serra, São Paulo, Sorocaba e Extrema (MG). Um galpão usado para o desmanche dos caminhões roubados foi localizado em Mogi Guaçu.
A Operação No Rest integra um esforço contínuo da Polícia Federal contra esse tipo de crime. Desde 2021, o grupo especializado da corporação já realizou mais de 300 prisões e coordenou diversas operações, como Rapina (2022), Insídia, Malta, Caterva, Volvere (2023), Cacaria, Vitreum (2024) e, em 2025, Hammare, Baiuca e agora No Rest.