Olhos brilhando e muita curiosidade marcaram a visita de cerca de 2.000 estudantes ao Planetário Móvel, instalado nesta semana na quadra da EMEB Arlindo Miguel Teixeira, no bairro Grande Alvarenga, em São Bernardo. Só na quarta-feira (24/09), 500 alunos do Ensino Fundamental 1 e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram da atividade, que segue até sexta-feira.

A estrutura inflável, montada pelo Projeto Móbile, simula o céu noturno e apresenta imagens de estrelas, planetas e galáxias. Ao sair da sessão, Maria Clara, de 10 anos, aluna do 4º ano, contou: “Achei muito incrível a sensação lá dentro, porque a gente consegue saber até a idade das estrelas. Quando a gente olha para o Céu à noite, lá estão as estrelinhas e os planetas, tudo pequenininho, mas aqui a gente vê tudo bem de perto, como eu sempre quis. Por isso, é demais, porque a gente consegue ver até o Sol de perto”.

Perguntada sobre o futuro, ela respondeu sem hesitar: “Vou fazer faculdade disso (Astronomia)”, disse, ao afirmar que é estudiosa e gosta “muito de ler” sobre estrelas. “São bonitas quando brilham.”

A EMEB Arlindo Miguel é a maior da rede municipal. Para o diretor, Wagner de Oliveira Silva, a ação integra teoria e prática. “A ida ao Planetário não é apenas um passeio, mas uma imersão que estimula a curiosidade científica e o pensamento crítico.”

A secretária adjunta de Educação, Jussara Bezerra, destacou: “Essa atividade permite que nossos estudantes vivenciem, de forma prática e lúdica, conceitos científicos que muitas vezes ficam restritos aos livros.”

Criado em 1999, o Planetário Móvel já percorreu todos os estados do Brasil e recebeu mais de 5 milhões de visitantes.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.