PLATAFORMA INÉDITA FACILITA MONITORAMENTO DE FAUNA NA SERRA DO MAR

Uma nova ferramenta digital promete transformar o acesso a informações sobre a fauna silvestre na Serra do Mar. Desenvolvida pelo Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar (PGMSM), com apoio do Programa Biodiversidade Litoral do Paraná, a plataforma reúne dados sobre espécies de médio e grande porte registrados em áreas protegidas da Mata Atlântica desde 2021.
A ferramenta interativa foi criada com base em imagens de armadilhas fotográficas distribuídas em mais de 140 pontos no litoral do Paraná e parte do estado de São Paulo. A tecnologia utilizada, com base no Power BI, permite filtros por espécie, local e ano, além de mapas de calor e gráficos interativos que auxiliam pesquisadores, técnicos e gestores ambientais. Já são mais de 67 espécies registradas.
O sistema tem acesso restrito à Rede de Monitoramento e instituições parceiras, para evitar uso indevido por caçadores ou traficantes. “Esses dados são sensíveis. A plataforma é voltada exclusivamente a quem trabalha com conservação na região”, afirma o coordenador Roberto Fusco.
O PGMSM foi criado oficialmente em 2019, mas se baseia em mais de 15 anos de pesquisa. A iniciativa é resultado de um esforço coletivo de instituições como o Instituto de Pesquisas Cananéia (IPEC), Instituto Manacá e Instituto Federal do Paraná (IFPR).
A plataforma é uma das ações financiadas pelo Programa Biodiversidade Litoral do Paraná, que investirá R$ 110 milhões em iniciativas ambientais ao longo de dez anos. O programa é gerido pelo FUNBIO, com supervisão do Ministério Público Federal, ICMBio e outras entidades.
Mais informações estão disponíveis no site oficial:
🔗 www.biodiversidadelitoralpr.com.br
🔗 economiasa.com.br
🔗 Instagram oficial do PGMSM: @grandesmamiferosdaserradomar
#faunasilvestre #serradomar #saobernardo