O Polo Cosmético de Diadema e Região, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), recebeu representantes da Business France, agência do governo francês responsável por apoiar a internacionalização da economia francesa. A visita, realizada em parceria com o Ciesp, incluiu duas empresas do setor instaladas no município.

Atualmente, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking dos maiores mercados globais de cosméticos, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Participaram da agenda as representantes da Business France Maria-Dulce Osinski, diretora do Departamento Lifestyle e Saúde, e Regiane Ramos, encarregada de negócios de Cosmético, Saúde e Bens de Consumo.

Também acompanharam a visita, a convite da Sedet, as professoras de Cosmetologia da Unifesp – Campus Diadema, Vania Leite e Michelli Ferrera, e o diretor da Fatec Diadema, professor Mario Roque.

O objetivo da agência francesa é conhecer o parque produtivo local, a capacidade das empresas, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, entre outros aspectos estratégicos. As informações levantadas serão compartilhadas com empresários franceses interessados pelo mercado brasileiro e que buscam referências no setor. A proposta é destacar o trabalho das chamadas empresas terceiristas, voltadas exclusivamente ao mercado B2B, que produzem para marcas nacionais de diferentes portes, incluindo grandes empresas e influenciadores digitais.

“Queremos ampliar esse tipo de encontro e ajudar a conectar oportunidades de negócios. É fundamental aproximar as indústrias do Polo de agências que fomentam negócios no Brasil e no exterior, além de instituições de ensino que investem em pesquisa no setor, como a Unifesp de Diadema”, afirma Wilson Abreu, coordenador do Polo Cosmético.

Lipson – A primeira empresa visitada foi a Lipson Cosméticos que possui cerca de oitocentos colaboradores sendo uma das maiores terceiristas do Brasil. Segundo o CEO da empresa, Marco Magalhães, a Lipson busca expandir sua atuação para países da Europa, além de Colômbia e México. A meta é dobrar o faturamento em 2026.

“O mercado está aquecido, principalmente por conta das marcas digitais”, explica Magalhães. Com foco na internacionalização e diversificação de mercados, a empresa pretende ampliar sua produção de cinco mil para 15 mil paletes mensais.

De acordo com o CEO, o mercado atual demanda terceiristas que ofereçam soluções completas, indo além da linha de produção. “O cliente quer o produto pronto. Quem consegue entregar com mais agilidade ganha o negócio. Hoje, nosso maior cliente é o digital”, destaca.

Além da produção de fórmulas e embalagens, a Lipson mantém um departamento de engenharia próprio, responsável pela construção e manutenção de equipamentos da linha produtiva. A máquina utilizada para fabricar a embalagem stick, por exemplo, foi desenvolvida internamente. A empresa também é o maior fornecedor de amostras de perfumaria da América Latina, com produção anual de 24 milhões de unidades.

Renovatec – A segunda empresa visitada foi a Renovatec Cosméticos, terceirista especializada em maquiagem. A empresa transferiu sua planta de Interlagos, em São Paulo, para Diadema durante a pandemia, em busca de uma estrutura maior. Atualmente, ocupa uma área de seis mil metros quadrados e atende diversas marcas do segmento.

Recentemente, a Renovatec importou novos equipamentos da China, após os sócios visitarem o país para conhecer inovações tecnológicas do setor. Entre as novidades está uma máquina capaz de envasar dois produtos, de cores diferentes, em uma única embalagem.

“As influenciadoras hoje convertem, com um único produto, mais do que todo o portfólio de uma grande marca”, afirma Leandro Nakayama, sócio da empresa. Segundo ele, a maquiagem segue como a categoria líder em vendas no Brasil. “Já tivemos a onda do batom mate e, há cerca de dois anos, o gloss está em alta e continua forte”, explica Nakayama.

Assim como a Lipson, a Renovatec também atua no desenvolvimento de produtos. A empresa foi responsável pela criação de um gloss para uma influenciadora em parceria com uma grande marca de artigos esportivos.

Além disso, a Renovatec já está homologada para produzir para uma empresa do setor farmacêutico.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.