PREÇOS DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS EM SÃO PAULO MOSTRAM VARIAÇÃO DE ATÉ 969%, INDICA PESQUISA DO PROCON-SP
Uma pesquisa do Procon-SP revelou uma variação de até 969% nos preços de medicamentos genéricos vendidos em São Paulo. Por outro lado, a maior diferença identificada nos preços dos medicamentos de referência foi de 166%. (medicamentos de referência é o “remédio original”, cuja eficácia foi comprovada cientificamente e serve de modelo para a produção de genéricos.).
Esta pesquisa, divulgada na última segunda-feira (3), coletou informações de preços em sites de grandes redes de farmácias e em 126 lojas físicas espalhadas pelo interior e litoral do estado.
O Procon-SP destaca que o principal objetivo deste estudo é fornecer uma base de comparação de preços para os consumidores paulistas, reforçando a necessidade de se fazer uma pesquisa de preços antes de efetuar qualquer compra.
Quando comparados os preços médios, foi identificado que os medicamentos genéricos costumam ser mais baratos do que os de referência. Além disso, foi detectado um aumento médio de 9,84% nos preços dos medicamentos em relação aos últimos 12 meses, um percentual superior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que foi de 3,94% no mesmo período.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabelece que os preços praticados por farmácias e drogarias não devem ultrapassar o teto definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).
É recomendável ao consumidor verificar sempre as informações como o número do lote, a data de validade e de fabricação que devem estar indicadas na embalagem e devem ser as mesmas que constam nas cartelas ou frascos do medicamento.
E você, costuma pesquisar preços antes de comprar medicamentos? Compartilhe conosco suas experiências e dicas para economizar!