PREFEITO ORLANDO MORANDO DESTACA ÊXITO DO CEITEC EM PROJETO DE COSTURA SUSTENTÁVEL

PREFEITO ORLANDO MORANDO DESTACA ÊXITO DO CEITEC EM PROJETO DE COSTURA SUSTENTÁVEL

Modelo de negócio da organização social Cosbrin integra incubadora municipal e é dedicado à transformação de resíduos têxteis da indústria automobilística em produtos como bolsas, mochilas e brindes

O suporte à criação e ao desenvolvimento de novas tecnologias e inovações voltadas ao desenvolvimento econômico de São Bernardo é o principal foco do CEITEC (Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica) da Prefeitura de São Bernardo. Por meio do trabalho de incubação, o organismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, vem desempenhando processo exitoso de fomento à costura sustentável na cidade junto ao programa social Cosbrin, especializado na transformação de resíduos têxteis oriundos da indústria automobilística em produtos como bolsas, mochilas, necessaires, estojos, malas de viagens e brindes.

Em visita ao CEITEC, na tarde desta quarta-feira (22/9), o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, destacou a importância do trabalho da Administração no incentivo ao empreendedorismo e geração de renda para os moradores do município. “É uma alegria enorme ver que nosso programa de incubação está fazendo a diferença na vida da nossa população e fomentando novos modelos de negócio. A costura sustentável é um nicho importante dentro do nosso mercado e que está sendo brilhantemente aproveitado pelas costureiras da Cosbrin. Um material que é descartado pela indústria vira matéria-prima para produtos de excelente qualidade e oportunidade de renda”, observa.

A organização social Cosbrin integra o projeto de incubação voltado para a costura sustentável do CEITEC desde 2019. Por meio de programa em parceria com a Fundação Volkswagen, as costureiras reutilizam tecidos de bancos dos automóveis para a confecção de seus produtos. O grupo é formado por sete mulheres guiadas pelo desafio de ajudar na construção de uma vida mais sustentável e rentável. “Nosso negócio nasceu de forma artesanal e, com a ajuda da Prefeitura, conseguimos aumentar nosso conhecimento e profissionalizar nosso trabalho. Vamos continuar ampliando nossos horizontes”, destaca uma das costureiras da organização, Sueli Alves dos Santos, 51 anos.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami, o programa de incubação do CEITEC é mais uma ação fundamental para o desenvolvimento da economia de São Bernardo pensada pela gestão atual. “Nosso Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica propicia ambiente favorável para o diálogo entre a Prefeitura e as academias, as empresas, entidades e associações, com infraestrutura moderna para treinamentos, capacitações, incubação de projetos”, comenta.

SELEÇÃO DE NOVOS PROJETOS – O CEITEC realiza, atualmente, o 3º edital para seleção de projetos e ideias de inovação tecnológica. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.saobernardo.sp.gov.br/ceitec até o próximo dia 27 de setembro. Podem se inscrever estudantes, universitários, empresários, pessoas independentes, desde que apresentem um projeto ou ideia com características claras de empreendedorismo e inovação tecnológica. Os melhores projetos serão inseridos na pré-incubadora do CEITEC.

Tagged: ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo