PREFEITO ORLANDO MORANDO E GOVERNADOR RODRIGO GARCIA VISTORIAM OBRAS NO D.E.R, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC
PREFEITO ORLANDO MORANDO E GOVERNADOR RODRIGO GARCIA VISTORIAM OBRAS NO D.E.R, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC clique aqui e ouça a matéria

Bairro de São Bernardo foi o primeiro do Estado a receber programa pioneiro de melhorias de moradias precárias

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, vistoriou nesta quinta-feira (18/8), ao lado do novo governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, as obras do Programa Viver Melhor, cujas intervenções promovem melhorias nas estruturas de moradias precárias, no bairro D.E.R, às margens da Via Anchieta. A ação ocorreu durante o horário do almoço.

Lançado no ano passado pelo governo do Estado, o programa realiza a recuperação interna e externa de domicílios em situação precária, como colocação de pisos, revestimentos e pintura. As intervenções beneficiam famílias em situação de vulnerabilidade social que residem em comunidades. São Bernardo foi a primeira a receber o projeto.

“O próprio nome desse programa já diz tudo: viver melhor. O projeto devolve a dignidade da população que reside em condições de habitação inadequadas e, de fato, transforma a forma de viver e morar em São Bernardo”, frisou o prefeito Orlando Morando.

As intervenções do Viver Melhor são executadas por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). Em São Bernardo, do total de 632 moradias cadastradas no D.E.R, já foram concluídas as obras em cerca de 310.

“Pela primeira vez, o governo do Estado reforma a casa das pessoas. A gente não tira as pessoas de onde elas vivem. A gente respeita com dignidade, reformando as suas casas. A gente preserva as raízes dessas famílias, que vivem há muitos anos no lugar, mas que não têm moradia digna. A gente troca o telhado, faz o reboco, banheiro novo, colocamos janelas novas. Ou seja, aquelas reformas que a gente vê na televisão”, ressaltou Rodrigo Garcia.

ENCONTRO – O prefeito Orlando Morando participou, na sequência, a convite de entidades, de um encontro especial do setor produtivo da cidade e do Grande ABC com o governador Rodrigo Garcia. A agenda se concentrou em almoço, às 13h, realizado na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo com o objetivo de discutir projetos futuros para a região.

“Vim prestigiar esse grande evento dos empreendedores de São Bernardo, uma das cidades mais industrializadas do País e importante do ponto de vista econômico. Como governador, uma homenagem ao setor produtivo. É quem gera empregos. Reiterar que o Estado está à disposição”, pontuou Garcia. “Hoje temos um Estado equilibrado, que tem feito obras significativas em São Bernardo e no ABC e possui condições de retornar os benefícios fiscais que, durante a pandemia, foram reduzidos. A partir do ano que vem voltam todos ao período pré-pandemia. Iremos olhar cada setor e segmento da sociedade para procurar apoiar, seja com redução tributária seja com financiamento e crédito”, emendou.

Cerca de 600 representantes de entidades compareceram à cerimônia. O evento promovido pelo setor ocorre em meio às comemorações de aniversário de 469 anos de São Bernardo, com presença também do vice-prefeito Marcelo Lima, da deputada estadual Carla Morando e outras autoridades. Na oportunidade, o chefe do Executivo municipal reforçou a transformação e os avanços alcançados na cidade.

O convite do encontro foi assinado por representantes da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), Setrans (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do ABC), Singrafs (Sindicato das Indústrias Gráficas do ABC e Baixada Santista), Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros) e SIMABC (Sindicato da Indústria de Móveis do ABC).

Tagged: , , , , , , , , , ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content