SÃO BERNARDO LANÇA OPERAÇÃO PÉ D’ÁGUA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CHUVAS, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC
SÃO BERNARDO LANÇA OPERAÇÃO PÉ D’ÁGUA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CHUVAS, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC clique aqui e ouça a matéria

Força-tarefa, coordenada pela Defesa Civil e que irá vigorar até 15 de abril de 2023, complementa todo o investimento da Administração para minimizar os impactos dos temporais de verão

Em continuidade ao amplo investimento realizado pela Prefeitura de São Bernardo para minimizar o impacto das chuvas e preservar vidas, o prefeito Orlando Morando lançou, na tarde desta sexta-feira (2/12), a sexta edição da Operação Pé D´Água. A força-tarefa, que irá vigorar até 15 de abril de 2023 – período em que são observados os temporais de verão –, é coordenada pela Defesa Civil Municipal e conta com ações diversas, desde o monitoramento das chuvas no município, mutirões preventivos nas áreas mais vulneráveis, além de plano de resposta para situações de emergência e eventuais incidentes.

“Tudo o que está ao alcance da Prefeitura está sendo feito. Entregamos o piscinão do Paço em 2019 e, desde então, não tivemos nenhuma grande enchente em São Bernardo. Investimos R$ 70 milhões em obras de construção de encostas, atuamos fortemente nas remoções de pessoas das áreas de risco, com oferta de aluguel social. Temos trabalho permanente de zeladoria, enfim, estamos fazendo a nossa parte. Agora, peço que a sociedade também faça a sua parte e colabore, não descartando lixo e entulho de forma errada, por exemplo. Com a ajuda de todos, é possível ter uma São Bernardo mais segura durante as chuvas”, observa o chefe do Executivo.

Dentro das ações preventivas executadas pela Operação Pé D´Água destaque para a capacitação dos agentes públicos, agentes comunitários de saúde, gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) e voluntários realizada em novembro, além dos mutirões para a conscientização dos moradores em áreas de riscos espalhadas pela cidade até o próximo dia 5 de dezembro. A ação foi instituída pelo decreto nº 19.915, de 6 de fevereiro de 2017.

“O objetivo dessa ação integrada, que é coordenada pela Defesa Civil mas conta com a participação de diversas secretarias, é dar instruções de prevenção, identificação de riscos e distribuição de material informativo à população, além de atender as demandas, sobretudo sociais, para preservar vidas e atender às necessidades da população que reside em áreas de risco”, destaca o coordenador da Defesa Civil de São Bernardo, Marcos Cayres.

ATENDIMENTO 24 HORAS – Durante Operação Pé D´Água, as equipes da Defesa Civil municipal estarão em alerta para atuar em casos de enchentes, solapamentos de margens de córregos, movimentação e deslizamento de terra, abalos estruturais e quedas de árvores. Os munícipes poderão acionar a Prefeitura por meio do telefone 199, com atendimento todos os dias da semana, durante 24 horas.

BALANÇO – A edição 2021/2022 da Operação Pé D´Água, que vigorou entre 1º de dezembro de 2021 a 15 de abril deste ano, registrou 260 ações de prevenção de acidentes. Entre os atendimentos, destaque para vistorias feitas pela Defesa Civil relacionadas a quedas de árvores (141 ocorrências), identificação de riscos de alagamentos (duas), desabamentos/deslizamentos e escorregamentos (100), inundações (quatro), riscos de impactos em obras (três), entre outras. Também foram concedidos mais de 100 benefícios e assistências humanitárias, como cartões alimentação, de transporte, e distribuição de toalhas, colchões e cobertores.

PREVENÇÃO CONTÍNUA – A Prefeitura de São Bernardo mantém ações permanentes para prevenir acidentes e minimizar os impactos das fortes chuvas, como é o caso da limpeza de piscinões, estações elevatórias, bocas de lobo e córregos. A Administração investiu R$ 350 mil nos trabalhos de limpeza e desassoreamento do Piscinão do Paço, que tem capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água. Foram retiradas aproximadamente 2.400 toneladas de material, entre resíduos e garrafas pet. Soma-se a isso o trabalho de construção de taludes. Desde 2017, a Administração já realizou obras de contenção de encostas em 30 pontos do município. Entre as regiões contempladas estão Vila Esperança, Cooperativa, Vila São José, Ferrazópolis, Jardim Silvina, Jardim Limpão, Golden Park, Vila São Pedro, entre outros.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content