PREFEITOS DO CONSÓRCIO ABC SE REÚNEM COM SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO PARA TRATAR DA ADESÃO AO PROGRAMA MURALHA PAULISTA

PREFEITOS DO CONSÓRCIO ABC SE REÚNEM COM SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO PARA TRATAR DA ADESÃO AO PROGRAMA MURALHA PAULISTA

Na pauta, o enfrentamento ao déficit de efetivo policial e demandas específicas das cidades com relação à integração de sistemas de monitoramento na região

O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, representado pelos prefeitos das cidades consorciadas, participou nesta segunda-feira (31/3) de uma reunião com o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, para discutir a adesão das cidades da região ao programa Muralha Paulista, o enfrentamento ao déficit de efetivo policial e a integração dos sistemas de monitoramento.

Participaram do encontro o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, e os prefeitos de Santo André, Gilvan Júnior; de Diadema, Taka Yamauchi; de Rio Grande da Serra, Akira Auriani; e de São Caetano do Sul, Tite Campanella.

Uma das principais solicitações do grupo foi a implantação do Muralha Paulista nos municípios da região e a definição de como as prefeituras podem colaborar na execução do programa.

“Reunião muito importante para o fortalecimento da segurança em toda a região do ABC. As equipes técnicas das cidades e do Estado já estão avaliando a compatibilidade tecnológica para que a Muralha Paulista se torne realidade o quanto antes. Em breve, teremos tecnologia de ponta para combater a criminalidade em todo o ABC paulista”, afirmou Marcelo Lima.

Reforço Policial
Outro ponto debatido foi a necessidade de ampliação do efetivo policial nas cidades do ABC. Segundo o secretário Derrite, a atual gestão já nomeou mais de 9 mil policiais nos últimos dois anos para reforçar as polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

Ele também destacou o decreto que prevê o reaproveitamento de veteranos e militares temporários, que será apresentado à Assembleia Legislativa. Outra medida é a contratação de 2,3 mil policiais militares da reserva, permitindo que agentes da ativa, hoje em funções administrativas, sejam direcionados ao policiamento nas ruas. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado em novembro de 2024.

Segurança é um clamor da sociedade e só com união e integração entre os municípios poderemos ser efetivos. O Consórcio ABC tem todo meu respeito e farei o possível para apoiar todas as demandas apresentadas”, declarou o secretário Guilherme Derrite.

Programa Muralha Paulista
Criado pela Secretaria de Segurança Pública, o Muralha Paulista visa reduzir a mobilidade criminal e aumentar o número de prisões, com uso de tecnologia integrada e policiamento estratégico, apoiando ações voltadas ao combate de crimes contra a vida e o patrimônio.

#segurança
#muralhapaulista
#saobernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.