PREFEITURA DE SANTO ANDRÉ LANÇA CAMPANHA DO AGASALHO 2025 E INICIA OPERAÇÃO INVERNO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Primeira entrega de itens de frio distribuiu cerca de 7 mil peças para 100 famílias em vulnerabilidade social no Morro da Kibon
A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Santo André, por meio do Fundo Social de Solidariedade, iniciou nesta sexta-feira (23) a Campanha do Agasalho 2025. E a ação já começou com o primeiro ato: a entrega de cerca de 7 mil peças para 100 famílias atendidas pela Instituição Beneficente Irmã Marli, localizada no Morro da Kibon, no Condomínio Maracanã. Entre as doações estavam roupas e acessórios de frio, além de cobertores.
“São mais de 100 pontos de arrecadação disponíveis. Já estamos recebendo as doações e inclusive iniciamos a distribuição. Na semana que vem começamos também nosso programa na rua para acolher as pessoas, uma campanha de inverno para ajudar quem mais precisa”, destacou o prefeito Gilvan Junior.
As peças distribuídas foram arrecadadas nas cinco Lojas Solidárias da cidade. Os itens doados são triados permanentemente e distribuídos diretamente em comunidades carentes, além de beneficiar 128 entidades assistenciais que atuam em toda a cidade cuidando de famílias em situação de vulnerabilidade, atendendo cerca de 50 mil pessoas por mês.
Entre os itens que podem ser doados estão roupas e agasalhos, toucas, meias, cachecóis, calçados, cobertores, entre outros.
“Nesta sexta-feira demos início à Campanha do Agasalho em Santo André, um verdadeiro ato de amor que mostra a força da nossa gente. Doar é um gesto simples, mas com um impacto imenso — é aquecer corpos e corações. Contamos com a solidariedade de todos para que ninguém enfrente o frio sozinho. Procure a Loja Solidária mais próxima e doe. Vamos juntos transformar solidariedade em calor humano”, afirmou Jéssica Roberta Pereira, primeira-dama.
A Campanha do Agasalho faz parte do programa Santo André Solidária, que arrecada doações diversas, contribuindo com quem mais precisa.
“Essa campanha é um chamado à solidariedade. Cada peça doada representa mais do que proteção contra o frio — representa cuidado, empatia e compromisso com a vida do próximo. Contamos com a solidariedade dos andreenses para que nenhuma pessoa enfrente o inverno sem amparo”, acrescentou Ana Claudia de Fabris, secretária de Assistência Social.
As doações para a Campanha do Agasalho 2025 podem ser entregues nas Lojas Solidárias localizadas nos shoppings ABC, Atrium, Grand Plaza, Shoppinho Santo André e na Coop Queirós, além dos mais de 100 pontos de arrecadação localizados em diversos comércios e supermercados da cidade.
Operação Inverno – A Prefeitura de Santo André também lançou oficialmente a Operação Inverno, que visa a proteção e acolhimento das pessoas em situação de rua nos dias mais frios, quando as temperaturas baixam dos 13º, oferecendo maior risco à saúde destas pessoas.
Nesta primeira etapa, que antecede o período de frio mais intenso, os serviços de assistência social do município diariamente estão reforçando as orientações e distribuindo cobertores, além do reforço do serviço de acolhimento com a oferta de 130 vagas para pernoite na casa de passagem para pessoa em situação de rua (albergue noturno), que funciona de forma permanente durante todo o ano.
Conforme as ondas de baixas temperaturas forem se intensificando, a Prefeitura também irá realizar a ampliação de vagas para pernoite e a distribuição de lanches, além da ampliação de horário do Centro Pop, a fim de garantir atendimento integral à população, ofertando acesso à alimentação, lavagem de roupas, banho e higiene pessoal.
“A Operação Inverno é uma ação essencial para garantir o acolhimento e a segurança das pessoas em situação de rua durante os períodos mais rigorosos do frio. Estamos mobilizados para oferecer abrigo, alimentação e suporte social, porque ninguém deve enfrentar o inverno sozinho”, finalizou Ana Claudia.
Como ajudar – A população pode colaborar comunicando a Prefeitura caso identifique alguma pessoa em situação de rua. É necessário informar o endereço de localização, e se possível um ponto de referência para facilitar a busca pelo usuário.
Os serviços de abordagem podem ser acionados na Defesa Civil (telefone 199) ou via WhatsApp pelo número (11) 93342-4178 ou (11) 93342-4059.


