PREFEITURA DE SÃO BERNARDO PROMOVE AÇÕES PARA O SETEMBRO AMARELO
PREFEITURA DE SÃO BERNARDO PROMOVE AÇÕES PARA O SETEMBRO AMARELO clique aqui e ouça a matéria

Sensibilização sobre o tema ocorrerá nos dias 20, 21 e 23 de setembro na Fábrica de Cultura 4.0 com diversas atividades lúdicas, além de mobilização em equipamentos públicos

Com foco em reforçar a campanha Setembro Amarelo, a Prefeitura de São Bernardo preparou ao longo do mês diversas atividades para fortalecer as ações de Saúde Mental, com ênfase na prevenção ao suicídio. O objetivo da campanha, realizada nacionalmente, é sensibilizar e alertar a população sobre a importância do debate sobre o suicídio e suas causas, especialmente, neste momento de pandemia, em que os transtornos mentais estão afetando mais as pessoas, de diversas maneiras.

Entre os destaques, está o evento “Vida, Uma Experiência”, que será realizado na Fábrica de Cultura 4.0 de São Bernardo, idealizado pelo departamento de Atenção Especializada da rede municipal de Saúde, nos dias 20, 21 e 23 de setembro, com programação das 9h às 16h. A ação engloba a sensibilização sobre o tema, por meio de peças teatrais, rodas de conversa, danças circulares, palestras de especialistas e pacientes, oficinas, trabalhos manuais, prática de Tai Chi Chuan e, no último dia, um Sarau.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, o objetivo este ano é poder levar a campanha para as ruas novamente, com atividade extramuro, que toquem diretamente a população. “Precisamos retomar o tema com mais força, a pandemia foi um dos grandes gatilhos para as doenças mentais, entre elas o suicídio. É o momento de estarmos mais próximos e engajados no tema e no suporte para estas questões”, relatou.

MOBILIZAÇÃO – Para reforçar o cronograma, os nove Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) também promovem ao longo do mês atividades integrativas e de sensibilização junto ao público atendido nas unidades, como a distribuição de laços amarelos, projeções de vídeos, oficinas, rodas de conversas, entre outras. 

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content