PREFEITURA DE SÃO BERNARDO SUBSTITUI GRELHAS DE BOCA DE LOBO PARA EVITAR FURTOS, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC
PREFEITURA DE SÃO BERNARDO SUBSTITUI GRELHAS DE BOCA DE LOBO PARA EVITAR FURTOS, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC clique aqui e ouça a matéria


A cidade de São Bernardo será a primeira do Grande ABC a substituir grelhas de ferro por materiais de plástico reciclável para uso em bocas de lobo. A medida, já iniciada na manhã desta segunda-feira (20/12) por quadro próprio de servidores, tem como um dos principais objetivos evitar furtos desta modalidade na cidade. A meta é que sejam trocadas 500 grelhas nos primeiros 90 dias, e estender a 3.000 unidades no prazo de até o fim de 2022. O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, esteve em uma das localidades com a equipe técnica.

A durabilidade e resistência do produto são outros atrativos identificados pela Secretaria de Serviços Urbanos para a aquisição e mudança de conceito. Números mostram que as tradicionais grelhas de ferro quebram com frequência e são constantemente furtadas. Em 2021, por exemplo, mais de 800 unidades de ferro foram furtadas em São Bernardo, o que acarreta em prejuízo aos cofres públicos – a média foi de quase 70 crimes mensais deste tipo na esfera local.

“É uma inovação. O material que estamos colocando é material em plástico, diferentemente do tradicional, feito de ferro fundido. Vamos substituir pelo plástico, sem valor comercial. Isso porque, infelizmente, os marginais passaram a furtar as bocas de lobo, o que leva a risco de acidentes os motoqueiros, idosos, pedestres em geral, qualquer pessoa pode cair. Estamos iniciando a troca de 500 unidades e, a partir desta etapa, vamos substituir a grelha em toda a cidade”, relatou o prefeito Orlando Morando.

A durabilidade do material de plástico é de aproximadamente 30 anos. Em relação à resistência, por sua vez, a nova grelha suporta até 30 toneladas de peso. O produto ainda é menos agressivo ao meio ambiente – utiliza material 100% reciclado em sua produção.

Tagged: ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content