PREFEITURA DE SÃO CAETANO PRESTA CONTAS DAS AÇÕES DE ASSISTÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL REALIZADAS EM 2024

A Seais (Secretaria de Assistência e Inclusão Social) de São Caetano do Sul prestou contas das ações realizadas em 2024 em audiência pública realizada na quinta-feira (17/4), na Câmara Municipal. Em sua apresentação, o secretário da pasta, Thiago Mata, detalhou as conquistas e investimentos no setor para os vereadores e moradores, que participaram presencialmente e também online.
“Assistência social é direito do cidadão e dever do Estado. Em São Caetano contamos com uma política pública robusta, por meio de um vasto conjunto de ações, que garante o atendimento às necessidades básicas da população”, definiu Thiago Mata.
Alguns números de destaque são as 97.906 cestas básicas (Auxílio-Alimentação) distribuídas no período; os 21.680 kits do Programa Leite é Vida; as 585 Mães Acolhedoras que atuaram no ano passado; e as 8.216 famílias contempladas pelos programas Mercado São Caetano e Vale Gás.
Ainda na rede de proteção social básica, conforme o preconizado pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social), o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) realizou mais de 15 mil atendimentos, inclusive o monitoramento de 8.862 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, do governo federal.
O Restaurante Municipal Nosso Prato serviu 216.230 refeições em 2024, sendo 87.958 cafés da manhã e 128.272 almoços; o Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) realizou mais de 10 mil atendimentos junto a moradores em situação de violação de direitos e, o Cream (Centro de Referência Especializado em Assistência à Mulher), mais de mil, assegurando a proteção de direitos às mulheres vítimas de violência.
Reformulado, o SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social) contabilizou 16.104 abordagens no ano passado. Além dos atendimentos diretos, a Seais também manteve parcerias com entidades do terceiro setor para garantir o acolhimento da população vulnerável. E 15 instituições receberam subvenções para a manutenção e aprimoramento de suas atividades, em investimento de R$ 2 milhões.