PREFEITURA ESTUDA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA UBS NA REGIÃO DO ALVARENGA
Nosso canal foi acionado logo cedo, por volta das 7h da manhã desta quarta-feira (15), por moradores que relataram filas formadas na UBS Alvarenga para o agendamento de consultas. Segundo os relatos, a unidade “abre a agenda” apenas nos dias 1º e 15 de cada mês, o que leva muitas pessoas a chegarem ainda de madrugada para tentar garantir atendimento.
Após as reclamações, nossa equipe entrou em contato com a Prefeitura, que enviou nota oficial esclarecendo o funcionamento do sistema e informando que estuda a construção de uma nova UBS no bairro.
A Prefeitura explicou que os agendamentos para consultas ambulatoriais podem ser realizados em todos os dias da semana. Os dias 1º e 15 são apenas marcos administrativos de abertura de vagas para os 30 dias subsequentes.
As equipes têm reforçado as orientações à população, esclarecendo que os agendamentos estão disponíveis de forma contínua, permitindo que os usuários escolham o melhor momento para realizar o agendamento.
Ainda de acordo com a administração municipal, a concentração de pessoas nas unidades nesses dias se tornou um hábito cultural, e as equipes estão trabalhando para esclarecer que não há necessidade de formação de filas.
O histórico de vagas dos últimos 30 dias demonstra que elas têm sido suficientes para atender à demanda. De 15 de setembro a 15 de outubro, foram ofertadas 1.559 vagas com profissionais médicos, das quais 1.516 foram preenchidas. O nível de absenteísmo foi de 20%, com 303 pacientes faltosos.
No mesmo período, foram ofertadas 1.102 vagas de consulta com a enfermagem, das quais 973 foram preenchidas, e o índice de absenteísmo foi de 31%, com 300 pacientes faltosos.
A Secretaria de Saúde reforçou o compromisso de garantir acesso qualificado e equitativo aos serviços de saúde. Atualmente, estão em estudo a construção de uma nova UBS na região do Alvarenga, além da ampliação de equipes e da revisão da divisão territorial das áreas de abrangência, com o objetivo de equilibrar o número de pacientes por equipe e fortalecer a qualidade da assistência prestada.
Nota na íntegra
A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, informa que os agendamentos para consultas ambulatoriais podem ser realizados em todos os dias da semana. Os dias 1º e 15 de cada mês são apenas marcos administrativos de abertura de vagas para os 30 dias subsequentes.
As equipes têm reforçado as orientações à população, esclarecendo que os agendamentos estão disponíveis de forma contínua, o que permite que os usuários busquem atendimento em diferentes momentos, com mais comodidade e previsibilidade.
O histório de vagas dos últimos 30 dias demonstra que elas têm sido suficientes para a demanda da população. De 15 de setembro a 15 de outubro foram ofertadas 1.559 vagas com profissionais médicos, das quais 1.516 foram preenchidas. Porém, o nível de absenteísmo do período foi de 20%, com 303 pacientes faltosos.
No mesmo período, foram ofertadas 1.102 vagas de consulta com a enfermagem, das quais 973 foram preenchidas e o índice de absenteísmo foi de 31%, com 300 pacientes faltosos.
Sobre o atendimento na UBS, importante ressaltar que a Unidade conta, ainda, com dois médicos de apoio atuando diariamente, das 7h às 22h, voltados ao atendimento de demandas espontâneas e casos agudos, garantindo o acolhimento contínuo da população.
Para melhor organização, os pacientes que já passaram por atendimento e possuem encaminhamento podem realizar o agendamento indicado com maior agilidade, mediante filipeta de orientação diretamente na recepção da unidade, logo após a consulta ou em qualquer dia da semana. Em dias de maior volume de paciente, são ampliadas as equipes que prestam esse atendimento de recepção, visando ampliar a vazão e agilizar os atendimentos.
A Secretaria de Saúde mantém o compromisso de garantir acesso qualificado e equitativo aos serviços de saúde. Atualmente, estão em estudo a construção de uma nova UBS na região, bem como a ampliação de equipes e a revisão da divisão territorial das áreas de abrangência, com o objetivo de equilibrar o número de pacientes por equipe e fortalecer a qualidade da assistência prestada.