A presidente do México, Claudia Sheinbaum, sofreu assédio sexual enquanto caminhava e cumprimentava cidadãos, na terça-feira (4), no centro histórico da Cidade do México, a poucos metros do Palácio Nacional.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que um homem se aproxima da presidente, a toca e tenta beijá-la no pescoço sem consentimento. O agressor, identificado como Uriel Rivera Martínez, aparentava estar embriagado e foi detido pela equipe de segurança de Sheinbaum, que demonstrou tensão após o episódio.

A presidente participaria do primeiro Encontro Nacional de Universidades e Instituições de Ensino Superior, nas instalações do Ministério da Educação Pública (SEP), e decidiu caminhar até o local, situado a poucos quarteirões do Palácio Nacional.

Horas depois, as autoridades federais confirmaram a prisão do homem, que foi encaminhado à Procuradoria da Cidade do México para Crimes Sexuais.

Dados do Instituto Nacional de Estatística e Geografia (Inegi) indicam que mais de 70% das mulheres mexicanas acima de 15 anos já sofreram algum tipo de violência — sendo 52% psicológica, 35% física e 48% sexual. Organizações e autoridades estimam, porém, uma subnotificação superior a 90% dos casos.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.