PRESIDENTE LULA PARTICIPARÁ DE AULÃO DO ENEM PARA 5 MIL ALUNOS EM SÃO BERNARDO

Na manhã desta terça-feira (7), a prefeita de São Bernardo, Jéssica Cormick, recebeu o representante do Gabinete da Presidência, José Laelson, para anunciar um aulão preparatório do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que será realizado no dia 18 de outubro (sábado), com previsão de participação de 5 mil alunos das redes pública e privada. O local do evento ainda não foi definido. A atividade contará com a presença do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e de ministros.
Segundo a prefeita, o objetivo é reforçar o apoio aos estudantes que farão as provas do Enem.
“Estamos muito honrados em São Bernardo ser selecionado para ter esse Aulão do Enem, via Ministério da Educação. O presidente Lula dará uma aula, e outros ministros também. É muito importante para a área da educação e poder trazer para perto os alunos que terão essa aula preparatória”, afirmou.
Ela destacou que o anúncio do local será feito nos próximos dias. A escolha, segundo a prefeita, considera critérios de acesso e visibilidade.
“Queremos que esse evento não seja escondido e mostrar para o mundo o que está acontecendo, principalmente para a área da educação”, explicou.
A proposta é que o Aulão do Enem percorra outras cidades do país, incentivando a participação dos estudantes no Enem 2025. A reunião que definiu os encaminhamentos contou com a presença do prefeito de Ribeirão Pires e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Guto Volpi, do secretário municipal de Educação, professor Júlio César, e de outras autoridades.
ENEM 2025
O Enem será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro de 2025, em dois domingos consecutivos. A prova inclui questões objetivas e uma redação sobre tema da atualidade.
Criado pelo Ministério da Educação, o exame avalia o desempenho dos estudantes e é porta de entrada para universidades públicas e privadas, além de programas de financiamento. A nota pode ser usada no SiSU, ProUni e Fies, e também é aceita por instituições de ensino superior em Portugal e outros países.