PRIMEIRO PLANO DE ARBORIZAÇÃO URBANA DE SÃO BERNARDO SERÁ CONCLUÍDO EM ATÉ 30 DIAS

Documento norteará o planejamento e a gestão das árvores espalhadas em vias, praças e parques do município, assim como em imóveis particulares; segunda audiência pública se deu na quinta
A Prefeitura de São Bernardo fará a conclusão, em até 30 dias, do primeiro Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) da história da cidade, apontado como a ‘bússola’ que norteará o planejamento e a gestão das árvores espalhadas em vias, praças e parques do município, assim como em imóveis particulares. O primeiro encontro para tratar do assunto, realizado em maio na Pinacoteca Municipal, serviu para apresentar o diagnóstico inicial e abrir espaço para um diálogo transparente com os moradores.
O prazo para conclusão foi definido após a realização da segunda audiência pública para debater o documento, na noite de quinta-feira (4/09), no Teatro Inezita Barroso, conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal e profissionais da consultoria responsável pelo mapeamento da situação atual. O consórcio contratado para fazer o estudo de campo, apontar problemas e soluções, vai incorporar ao plano as manifestações e preocupações indicadas pela população neste encontro.
O Plano Diretor de Arborização Urbana tem como objetivo geral definir diretrizes e estratégias para o planejamento, implantação, manejo e conservação da arborização, de modo a aumentar a resiliência da cidade diante das mudanças climáticas – que têm provocado eventos extremos, como grandes queimadas e tempestades, com graves consequências -, qualificar a paisagem urbana e melhorar a qualidade de vida da população.
“A participação da população foi fundamental e tivemos, tanto na primeira quanto na segunda audiência pública, participações exemplares. O nível técnico discutido foi muito alto, o que mostra que a população de São Bernardo se preocupa com a temática da arborização urbana e está se organizando para questionar e fiscalizar as ações no rigor das orientações técnicas adequadas”, disse a secretária de Meio Ambiente de São Bernardo, Ruth Cristina Ramos.
*DIÁLOGO -* Além de apresentar pontos como a necessidade de maior transparência e comunicação no procedimento de remoção de árvores em áreas públicas, a população contribuiu com sugestões importantes para a administração municipal, entre as quais, a criação de espaços de diálogo e co-criação entre poder público e moradores interessados que já realizam ações de cuidado com a arborização urbana no município.
Também surgiram sugestões a respeito das espécies recomendadas e não recomendadas a serem plantadas; sobre o impacto da arborização urbana nas criações de mel (meliponários); a relação entre a arborização urbana e a rede de energia elétrica, bem como os diversos impactos positivos da arborização urbana bem planejada e executada.
“Estamos aqui para falar sobre árvores e, para nós, é uma alegria tratar do tema com moradores que aqui estão. E estamos também trazendo a mensagem de que a gente tinha uma grande expectativa de governo com a finalização deste Plano Diretor de Arborização Urbana, de modernizar a maneira que a gente lida com as nossas árvores, que são fundamentais. A gente está tendo um debate extremamente maduro, e que isso se traduza, depois, no reconhecimento de todos para a importância dessa vegetação”, discorreu a secretária.
*OBJETIVOS ESPECÍFICOS –* O trabalho de campo realizado pelos profissionais do consórcio contratado tinha como objetivos conhecer e quantificar a cobertura arbórea do município; ampliar, monitorar e qualificar a cobertura; estabelecer áreas prioritárias para a arborização; promover a arborização como instrumento de desenvolvimento urbano, visando a melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio ambiental; e ampliar e integrar a participação da população para a manutenção de preservação da arborização urbana, entre outras diretrizes.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, assim que o consórcio concluir os trabalhos, serão disponibilizados (no site https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sma) todos os materiais e arquivos produzidos no âmbito da elaboração do Plano Diretor de Arborização Urbana de São Bernardo.