Levantamento foi feito em seis estabelecimentos comerciais da cidade nos dias 15 e 19 de janeiro; pesquisa, ferramenta importante para economizar, está disponível on-line para as famílias

Com a volta às aulas se aproximando, é o momento de comparar os preços dos diversos itens do material escolar. Para ajudar as famílias nessa tarefa, o Procon de Diadema pesquisou os valores cobrados em seis estabelecimentos da cidade. A maior diferença de preços encontrada pelos especialistas foi na régua de 30 cm, de 200%, o valor indo, de uma loja para outra, de R$ 2 para R$ 6.

Advogada e coordenadora do Procon Diadema, Dra. Luana Lia Magela de Oliveira afirma que vale a pena pesquisar antes de comprar, apesar do preço de alguns itens ser baixo. “O que acontece é que, na soma de toda a lista de compras, os pequenos valores acabam influenciando todo o orçamento. Por isso, recomendamos que as famílias pesquisem os melhores preços antes de ir às compras. Para quem mora em Diadema, a pesquisa que realizamos pode ser uma excelente ferramenta para economizar”, esclarece.

A diferença nos preços de outros itens reforça essa recomendação: a cola bastão Pritt de 10g, por exemplo, tem variação de mais de 107%; caderno espiral capa dura com 10 matérias, com 100%; tesoura com cabo anatômico, com quase 79%; caderno espiral capa dura de uma matéria (80 folhas) também com cerca de 79%; e a caneta Trilux 032 de 1.0mm, com diferença de 75%.

O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 19 de janeiro e analisou 69 itens. Na tabela estão disponíveis os preços cobrados pelas seis lojas pesquisadas, com ênfase nos valores menores e maiores.

Texto: Alexandre Postigo
Fotos: André Baldini

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.