PROFESSOR DO SENAC SBC MOSTRA BEBIDAS TÍPICAS DO CATAR

Não muito diferente do Brasil, no Catar, país anfitrião da Copa do Mundo de 2022, existe uma tradicional bebida chamada gawha, o café árabe. A bebida é servida como forma de gentileza para convidados, amigos, família e pessoas queridas em geral, além de sua forma de preparo e serviço refletirem aspectos da cultura árabe.
A forma calorosa de receber é uma das características marcantes da cultura árabe e está muito relacionada ao gawha. “Os árabes são muito hospitaleiros, gostam de receber por meio de sua gastronomia e o gahwa é uma das provas dessa cordialidade com o outro” explica Agilson Gavioli, docente de gastronomia do Senac São Bernardo do Campo. A bebida aromática, que é feita à base de grãos de café tostados, deve ser preparada pelos membros mais jovens da casa ou família, e servida, primeiramente, para o mais velho que está presente à mesa.
“A prioridade com os mais antigos na hora de servir o gahwa reflete um dos principais aspectos da cultura: o respeito que todos devem ter com os mais velhos”, esclarece o docente.
A bebida é servida em um recipiente chamado dallah, que deve ser pego com a mão esquerda, e colocado em um finjan, xícara sem alças, que precisa ser segurada com a mão direita. Quando a pessoa está satisfeita e não quer a repetição de mais uma dose da bebida, basta agitar levemente o finjan (xícara) sem dizer uma única palavra. Esse hábito vem do tempo em que os criados escolhidos eram surdos, para evitar que qualquer informação vazasse. Por isso, era necessário um sinal de identificação.
Outras bebidas tradicionais e alcoólicas
Nos países árabes, o karak chai, feito pela infusão do chá preto, leite e açúcar, é outra bebida bastante consumida, assim como o yogurte. Quando adicionado água e uma pitada de sal, a sobremesa fica mais refrescante. Os sucos de tâmaras, figos secos, hortelã e limão siciliano em misturas diversas também são muito apreciados. Agilson explica que as bebidas alcoólicas não podem ser consumidas em qualquer lugar como no Brasil. O especialista dá dicas aos brasileiros que pretendem ir ao Catar para assistir a Copa de 2022:
“Informe-se através dos meios oficiais [embaixada e consulado] o que é e não é permitido fazer nos locais públicos ou em restaurantes e bares para não desrespeitar qualquer regra do país. Nos locais autorizados para ingestão de bebidas alcoólicas, evite embriagar-se, isso pode ser ofensivo aos costumes locais. Moderação é a palavra”
Gastronomia e suas influências
A cultura dos países árabes desenvolveu-se e espalhou-se pela Bacia do Mar Mediterrâneo e do Golfo Arábico, influenciando bastante as gastronomias dessas regiões, onde existem pratos com origem dessa influência.
Algumas gastronomias foram sendo adaptadas conforme o passar dos anos no país, mas o gahwa não, o que faz ele ser um símbolo histórico para a sociedade. “Em centenas de anos, o país mudou, mas o café, não”, finaliza o docente.
Serviço:
Cursos de Gastronomia e Bebidas
Senac São Bernardo do Campo
Endereço: Av. Senador. Vergueiro 400, São Bernardo do Campo, SP
Mais informações: https://www.sp.senac.br/senac-sao-bernardo-do-campo




