PROGRAMA BIG RISO DA MBIGUCCI PROMOVE PALESTRA GRATUITA SOBRE CÂNCER INFANTOJUVENIL PARA EDUCADORES

Na manhã deste sábado (15), o Big Riso, programa de responsabilidade social da MBigucci que leva a risoterapia a pacientes oncológicos, promoveu uma palestra gratuita com o oncopediatra, mestre e doutor pela USP, Dr. Jairo Cartum, docente responsável pela Oncologia Pediátrica do Centro Universitário FMABC (Faculdade de Medicina do ABC). O evento foi realizado no Neo Hotel, em São Bernardo do Campo, e contou com a abertura do presidente e fundador da MBigucci, Milton Bigucci.
Educadores de escolas particulares da região e voluntários do Big Riso participaram da palestra “Papel do Professor no Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil” e puderam tirar dúvidas sobre a importância do diagnóstico precoce. De acordo com Dr. Jairo, sinais da doença podem ser percebidos no ambiente escolar antes mesmo de chegarem ao consultório médico: “Cansaço excessivo, queixas persistentes de dor e outros sintomas podem ser notados por professores e educadores.”
Segundo Roberta Bigucci, diretora da MBigucci e coordenadora do Big Riso, o projeto existe há 20 anos e já beneficiou mais de 15 mil crianças e adolescentes. O treinamento sobre o câncer infantojuvenil é realizado todos os anos para os voluntários e, por sugestão do Dr. Jairo Cartum, em 2025 foi ampliado para os educadores. Roberta participou do evento de forma online para contar a história do projeto e dar as boas-vindas ao palestrante.
Outro tema abordado na palestra foi a campanha para a construção de um hospital infantil oncológico no ABC. “Nosso objetivo é criar um hospital onde o prognóstico da criança não dependa de onde ela nasceu, mas sim da própria doença. O diagnóstico precoce é essencial, mas também precisamos garantir um serviço de oncologia infantil na região”, destacou Dr. Jairo.





CÂNCER INFANTIL NO BRASIL E O “FEVEREIRO LARANJA”
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 8 mil novos casos de câncer infantil são registrados anualmente no Brasil, mas os índices de cura ultrapassam 80% com o diagnóstico precoce. O mês de fevereiro é escolhido por diversas entidades para campanhas de conscientização sobre a leucemia, tipo mais comum entre crianças.
No ABC Paulista, São Bernardo incluiu oficialmente o “Mês Fevereiro Laranja” no calendário municipal por meio do Projeto de Lei 1450/2025. Santo André, São Caetano e Diadema também já instituíram a data. Além disso, 15 de fevereiro é lembrado como o Dia Internacional do Câncer na Infância, campanha global para conscientização e avanços no tratamento.