PROGRAMA BIG RISO DA MBIGUCCI PROMOVE PALESTRA GRATUITA SOBRE CÂNCER INFANTOJUVENIL PARA EDUCADORES

PROGRAMA BIG RISO DA MBIGUCCI PROMOVE PALESTRA GRATUITA SOBRE CÂNCER INFANTOJUVENIL PARA EDUCADORES

Na manhã deste sábado (15), o Big Riso, programa de responsabilidade social da MBigucci que leva a risoterapia a pacientes oncológicos, promoveu uma palestra gratuita com o oncopediatra, mestre e doutor pela USP, Dr. Jairo Cartum, docente responsável pela Oncologia Pediátrica do Centro Universitário FMABC (Faculdade de Medicina do ABC). O evento foi realizado no Neo Hotel, em São Bernardo do Campo, e contou com a abertura do presidente e fundador da MBigucci, Milton Bigucci.

Educadores de escolas particulares da região e voluntários do Big Riso participaram da palestra “Papel do Professor no Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil” e puderam tirar dúvidas sobre a importância do diagnóstico precoce. De acordo com Dr. Jairo, sinais da doença podem ser percebidos no ambiente escolar antes mesmo de chegarem ao consultório médico: “Cansaço excessivo, queixas persistentes de dor e outros sintomas podem ser notados por professores e educadores.”

Segundo Roberta Bigucci, diretora da MBigucci e coordenadora do Big Riso, o projeto existe há 20 anos e já beneficiou mais de 15 mil crianças e adolescentes. O treinamento sobre o câncer infantojuvenil é realizado todos os anos para os voluntários e, por sugestão do Dr. Jairo Cartum, em 2025 foi ampliado para os educadores. Roberta participou do evento de forma online para contar a história do projeto e dar as boas-vindas ao palestrante.

Outro tema abordado na palestra foi a campanha para a construção de um hospital infantil oncológico no ABC. “Nosso objetivo é criar um hospital onde o prognóstico da criança não dependa de onde ela nasceu, mas sim da própria doença. O diagnóstico precoce é essencial, mas também precisamos garantir um serviço de oncologia infantil na região”, destacou Dr. Jairo.

CÂNCER INFANTIL NO BRASIL E O “FEVEREIRO LARANJA”
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 8 mil novos casos de câncer infantil são registrados anualmente no Brasil, mas os índices de cura ultrapassam 80% com o diagnóstico precoce. O mês de fevereiro é escolhido por diversas entidades para campanhas de conscientização sobre a leucemia, tipo mais comum entre crianças.

No ABC Paulista, São Bernardo incluiu oficialmente o “Mês Fevereiro Laranja” no calendário municipal por meio do Projeto de Lei 1450/2025. Santo André, São Caetano e Diadema também já instituíram a data. Além disso, 15 de fevereiro é lembrado como o Dia Internacional do Câncer na Infância, campanha global para conscientização e avanços no tratamento.

cancerinfantil #fevereirolaranja #saobernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.