Alunos de cinco escolas da rede municipal foram beneficiados na terceira entrega deste ano; todos os estudantes do ensino fundamental estão sendo avaliados

O frio e a garoa não desanimaram as centenas de famílias que compareceram na EMEB Celso Augusto Daniel, na região do Cooperativa, em São Bernardo, para retirar os óculos entregues pelo programa Ouvir, Ler e Aprender. Nesta segunda-feira (24/11), foram entregues 477 óculos para estudantes de cinco escolas municipais.

Os alunos das EMEBs Celso Augusto Daniel, Profº Salvador Gori, Profº Florestan Fernandes, Mauricio Caetano de Castro II e Profº Pedro Augusto Gomes Cardim fazem parte da terceira leva de entregas de óculos do programa, que foi lançado em 28 de agosto de 2025 e já avaliou mais de 14 mil crianças e entregou cerca de 3.000 óculos.

Moradora do Conjunto Três Marias, a ajudante geral Albany Sobral Liberato, de 46 anos, levou a neta, Emily Isabelly Sobral da Silva, 10 anos, estudante da EMEB Celso Daniel, para retirar os seus óculos novos. A criança vinha reclamando de dores de cabeça e ardência nos olhos, mas a mãe não tinha condições de mandar fazer os óculos. “Ajudou demais ela poder fazer o exame na escola e ganhar o óculos prontinho. É um alívio”, afirmou.

Estudante da EMEB Profº Salvador Gori, Issac Ferreira Tenório, 8 anos, já usa óculos, mas durante a avaliação oftalmológica foi identificado que seu grau havia aumentando. A mãe Debora Tenório, 42, contou que está passando por um tratamento oncológico e este ano ainda não tinha conseguido levar o filho para realizar o exame de vista. “Nem achei que ele ia ganhar um óculos, achei que seria apenas a receita. Achei ótimo porque realmente não tinha conseguido levá-lo ao médico”, contou.

O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, compareceu à escola, ao lado da vice-prefeita Jessica Cormick, do secretário de Educação, Julio Cesar da Costa, do secretário adjunto de Saúde, Dr. Romero Lima, entre outros servidores das duas pastas, para acompanhar as entregas. “Quero pedir a ajuda dos pais para que não deixem as crianças irem sem os óculos para a escola. A gente tinha muitos casos de bullying, de crianças que não estavam indo bem nas aulas, e tudo por causa da visão. A nossa gestão veio para transformar isso”, afirmou.

O chefe do Executivo municipal destacou que esse programa será permanente e que mesmo as crianças que passaram por avaliação neste ano, serão novamente avaliadas no ano que vem. “E se precisar trocar a lente, se tiver alguma mudança, o programa vai fazer também. É assim que a gente vai construindo uma cidade educadora, é assim que São Bernardo vai se desenvolver cada vez mais”, finalizou.

REFORÇO – O Programa Ouvir, Ler e Aprender realiza avaliação oftalmológica e de audição em todos os estudantes do Ensino Fundamental e potencializa o programa Saúde na Escola, que já realiza, durante todo o ano, avaliação nutricional e de saúde bucal, ações de escovação e avaliação e atualização da caderneta de vacinação.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.