O Programa Ouvir, Ler e Aprender, iniciativa da Prefeitura de São Bernardo por meio de ação conjunta entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, irá realizar avaliação oftalmológica e auditiva em quase 11 mil estudantes da rede municipal apenas no seu primeiro mês de execução. Lançado em 28 de agosto, o programa vai atender, ao longo deste segundo semestre e todo o ano de 2026, até 50 mil crianças matriculadas no Ensino Fundamental da cidade.

A iniciativa foi lançada com os atendimentos na EMEB Regina Rocco Casa II, atendendo 1.615 crianças em três dias. O ‘Ouvir, Ler e Aprender’ é uma ação que potencializa o programa Saúde na Escola, que já organiza, durante o ano, avaliação nutricional e de saúde bucal, ações de escovação e avaliação e atualização da caderneta de vacinação. As crianças que tiverem necessidade serão encaminhadas para especialistas e vão receber óculos gratuitamente.

Desde o fim de agosto até o dia 30 de setembro entram na lista de atendimento os estudantes das escolas municipais Regina Rocco Casa II, Professora Marineida Meneghelli de Lucca, Padre Ângelo Ceroni, Professora Maria Therezinha Besana, Professora Janete Mally Betti Simões, Maria Rosa Barbosa, Karolina Zofia Lewandowkska, Alfredo Scarpelli, Ari Lacerda Rodrigues, Senador Teotônio Vilela, Marcos Rogerio da Rosa e Arlindo Miguel Teixeira.

“O ‘Saúde na Escola’ já está consolidado como uma importante ferramenta de acompanhamento da saúde dos nossos estudantes. Agora, com esse incremento do Programa Ouvir, Ler e Aprender, a gente parte para uma avaliação ainda mais completa, identificando cedo dificuldades de visão ou audição, dando condições para que todas as crianças se desenvolvam em todo o seu potencial”, destacou o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn.

O secretário reforçou a importância de que os pais autorizem os filhos a passar pelas avaliações e que respondam os questionários que estão sendo enviados pelas escolas, que auxiliam a identificar dificuldades de audição. “Nós estamos atuando em parceria com a Secretaria de Educação, mas a parceria mais importante é da família com o poder público. Então, autorizem os exames, as avaliações, que tudo o que está sendo feito vai ter um impacto positivo por toda a vida dessas crianças”, finalizou.

COMO FUNCIONA – Durante as visitas, os alunos passam por avaliações visuais e auditivas, realizadas por profissionais capacitados. A ação inclui:

– Triagem visual e auditiva.

– Entrega de laudos individuais com os resultados.

– Registro em carteirinha de visão incorporada ao prontuário escolar.

– Encaminhamento para especialistas, quando necessário.

– Nos casos em que for identificada a necessidade do uso de óculos, os estudantes receberão de forma gratuita.

Além da triagem oftalmológica e auditiva, os estudantes participarão de atividades educativas e preventivas que envolvem três eixos principais:

– Vacinação – verificação da situação vacinal, com destaque para a imunização contra o HPV, sendo a vacina essencial nesta faixa etária, pois protege contra o Papilomavírus Humano, voltada à prevenção de cânceres futuros e na redução da transmissão do vírus.

– Saúde Bucal: profissionais da equipe odontológica realizarão escovação supervisionada e repassarão orientações sobre higiene oral e levantamento epidemiológico para identificar a condição de saúde bucal da população atendida, possibilitando o planejamento de ações direcionadas. 

– Alimentação saudável: avaliação antropométrica (peso e altura) e orientações nutricionais, com foco na prevenção da obesidade infantil e de doenças crônicas.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.