Evento conjunto entre as Secretarias de Saúde e Educação será realizado neste sábado (11/10), e é a primeira entrega do projeto que vai atender até 50 mil crianças, estudantes da rede municipal 

Depois de 4.889 atendimentos a alunos de 6 a 11 anos da rede municipal de ensino, o Programa Ouvir, Ler e Aprender, parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação de São Bernardo, promove neste sábado, 11 de outubro, a primeira entrega aos beneficiários. Serão entregues 933 óculos em evento que será realizado no ginásio poliesportivo do Complexo Regina Rocco Casa, região da Vila São Pedro. 

Do total de crianças que passou por exames e avaliações, 933, 19% delas, precisam de óculos. Todas elas também passaram por avaliação auditiva. O programa Ouvir, Ler e Aprender foi lançado em agosto e potencializa o Programa Saúde na Escola, que já realiza, durante todo o ano, avaliação nutricional e de saúde bucal, ações de escovação e avaliação e atualização da caderneta de vacinação.

Na lista, os alunos que irão receber os óculos são das escolas Regina Rocco II, Professora Marineida Meneghelli de Lucca, Padre Angelo Ceroni, Professora Maria Therezinha Bessana e Professora Janete Mally Betti Simões. 

“Levar serviços de saúde para as escolas é dar mais oportunidades para nossos estudantes e promover a verdadeira equidade, garantindo que todos eles tenham as mesmas chances de desenvolver plenamente o seu potencial”, destacou a prefeita de São Bernardo, Jessica Cormick. “Muitas famílias têm dificuldades em adquirir os óculos e com essa iniciativa nós estamos olhando para aqueles que mais precisam”, completou.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, afirmou que essa é mais uma ação que pretende atuar de forma preventiva junto à população. “Vamos estar em todas as escolas, acompanhando essas crianças, identificando muito precocemente qualquer questão de saúde podendo agir de forma a garantir a saúde e qualidade de vida de todas elas”, pontuou. Já o titular de Educação, Júlio César da Costa, lembrou que os processos de audição e visão são fundamentais na alfabetização e no bom desenvolvimento escolar dos estudantes. “Tenho certeza que isso ajudará nossas crianças e nossa educação como um todo a ter um salto de qualidade”, finalizou.

PROGRAMA – O programa Ouvir, Ler e Aprender foi lançado em 28 de agosto, na EMEB Regina Rocco Casa II. Até 30 de setembro, mais de 9,2 mil estudantes passaram por avaliação, em 12 escolas. Até o final do ano e ao longo de 2026 todos os estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal serão avaliados. Quem precisar de óculos receberá gratuitamente, bem como quem precisar de atendimento especializado será encaminhado para a rede de saúde. Novas entregas de óculos serão realizadas ao longo do programa.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.