PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA FARÁ AVALIAÇÃO BUCAL DE 70 MIL ALUNOS DE SÃO BERNARDO

O Programa Saúde na Escola, instituído pela Prefeitura de São Bernardo, fará avaliação odontológica em cerca de 70 mil alunos da rede municipal de Educação. A iniciativa, realizada ao longo do ano, esteve nesta segunda-feira, 7 de abril, na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Regina Rocco Casa II, na Vila do Tanque, data em que se celebrou o Dia Mundial da Saúde.
Foram atendidos aproximadamente 1.800 estudantes do 1º ao 5º ano, com idades entre 6 e 11 anos. Em todas as salas de aula, dentistas e técnicos de saúde bucal da UBS (Unidade Básica de Saúde) Leblon realizaram avaliações para identificar cárie, placa bacteriana ou qualquer outra condição que exija intervenção odontológica. Se necessário, a criança é encaminhada para a UBS de referência.
A ação foi acompanhada pelo prefeito Marcelo Lima, junto do secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchiteyn, e do secretário de Educação, Júlio Cesar da Costa. O prefeito destacou a importância da prevenção e mencionou o Programa Conecta São Bernardo, que prevê intercâmbio internacional para jovens da cidade.
Além da avaliação bucal, as equipes de saúde também realizam testes de visão (teste de Snellen), verificação da caderneta de vacinação e outras ações preventivas com os estudantes do 1º ano. Segundo o secretário de Saúde, essa atuação conjunta entre as pastas é essencial para garantir o bem-estar dos alunos e promover melhores condições de aprendizado.
A diretora de Divisão Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Débora Tochetti Perin Durante, explicou que os estudantes são avaliados no primeiro semestre e novamente no segundo, com o objetivo de acompanhar os casos e identificar novas necessidades. “Os números mostram que a redução de casos de cáries, por exemplo, é entre 30% a 40%”, detalhou. “É uma ação comprovadamente de sucesso na prevenção e promoção da saúde bucal”, finalizou.