PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO É LANÇADO NO CRAS PROMISSÃO

Turma inicial terá 20 mulheres não alfabetizadas da região Leste de Diadema; novas turmas devem ser criadas nos demais Centros de Referência da Assistência Social
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Diadema (Sasc) lançou oficialmente seu projeto de alfabetização de mulheres, voltado a mães do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Promissão. A primeira turma terá até 20 mulheres da região leste da cidade.
“A proposta é alfabetizar ou aprimorar o conhecimento de mulheres que tenham dificuldades na leitura e escrita, para que elas possam se fortalecer e acessar mais espaços de luta por direitos, serviços e oportunidades no mundo do trabalho”, explicou o coordenador do Cras Promissão, Thiago Costa, no dia 18/09, data do lançamento.
“Esta é uma demanda que veio do Mapa da Exclusão, de Aldaíza Sposati, que identificou a zona leste de Diadema como a região que concentra mais mulheres não-alfabetizadas na cidade. Então já tínhamos essa informação quando reabrimos o Cras ano passado e agora finalmente conseguimos montar esse grupo.”
O projeto também conta com o acompanhamento do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) do CRAS, para que as famílias das mulheres também possam ser protegidas e apoiadas ao longo do processo.
A professora dessa primeira turma é Mariely Bispo, 30, estudante de Serviço Social, que recebeu treinamento do projeto Mãos Solidárias para enfrentar esse desafio. “Muitas não sabem ler, não sabem escrever e para mim é uma honra poder abrir essa janela junto com elas. Umas já disseram que o curso vai ajudá-las a pegar ônibus; outras vão aprender a pedir Uber. Ou seja, é um passo essencial para que tenham mais independência, se sintam mais livres. E isso é incrível”, disse.
“Quando o Thiago trouxe a proposta, eu achei de uma riqueza ímpar”, afirmou o secretário de Assistência Social e Cidadania. “E falei, vamos fazer. É investir o dinheiro público naquilo que realmente é de interesse público, cuidar de quem cuida. Que este projeto seja o início de uma grande rede de solidariedade, de amor ao próximo”.
As aulas acontecerão inicialmente no Cras Promissão (R. Prudente de Moraes, 306 – Casa Grande, Diadema), de segunda a quinta, na parte da tarde. Para se inscrever, é preciso procurar diretamente o local ou o seu Cras de referência.
Fotos: Mauro Pedroso