PROJETO EM SANTO ANDRÉ FORMA EDUCADORES AMBIENTAIS MIRINS E ENGAJA CRIANÇAS NAS QUESTÕES CLIMÁTICAS

Iniciativa lançada nesta terça-feira prevê atender 90 participantes de entidades assistenciais andreenses até o final do ano
A Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), lançou nesta terça-feira (22 de abril, Dia da Terra) a formação inédita “Henducadores Mirins”, uma nova iniciativa do Programa Hendu – Reconexão com o Meio Ambiente sob o Olhar Infantil, desenvolvido pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia.
O Hendu foi criado durante a pandemia para servir de espaço de sensibilização ambiental para o público infantojuvenil em um período de isolamento, trazendo atividades virtuais, dicas de filmes e de leitura. Agora, o programa expande seu alcance com foco no protagonismo das crianças para a construção de um futuro mais sustentável. A palavra Hendu, de raízes Tupi-Guarani, traduz a essência do projeto: escutar, ouvir e entender a natureza.
“A nova formação visa fortalecer a conexão entre os pequenos e meio ambiente, incentivando-os a aprender, ensinar e agir como verdadeiros agentes de transformação ambiental”, explica a diretora de gestão ambiental do Semasa, Eriane Justo Luiz Savoia.
As crianças participantes serão estimuladas a aprofundar seus laços com a natureza, a compreender os impactos das alterações climáticas em seu cotidiano e a disseminar práticas sustentáveis em suas comunidades. A proposta do projeto é atuar em parceria com entidades assistenciais, sendo que a estreia de hoje ocorreu na Entidade Todo Mundo Feliz, na Vila Príncipe de Gales. Para celebrar o Dia da Terra e como parte da atividade, as crianças realizaram um juramento de proteção ao planeta.
“O programa vai ser muito importante, pois as crianças precisam aprender a importância de preservar o meio ambiente. E, além de aprenderem, elas vão multiplicar junto à família”, comenta a assistente pedagógica da entidade, Juliana Garcia.
Inicialmente, a iniciativa atenderá cerca de 90 crianças com idades entre 4 e 11 anos, distribuídas em três turmas-piloto de entidades assistenciais andreenses. Os encontros mensais, que ocorrerão de abril a novembro, incluirão um diagnóstico inicial, atividades de sensibilização e imersão na natureza, além de ações práticas como a implementação de TiNis e discussões sobre mudanças climáticas.
A metodologia TiNi (Terra das Crianças) é uma abordagem inovadora desenvolvida pelo peruano Joaquín Leguia. Por meio da criação de espaços verdes compartilhados, as crianças terão a oportunidade de vivenciar e entender na prática o funcionamento de micro ecossistemas, descobrindo sua importância para o equilíbrio ambiental, desenvolvendo empatia pela natureza e aplicando soluções ambientais de forma lúdica e engajadora.
O programa também prevê encontros com educadores e familiares, visando ampliar o impacto da iniciativa no entorno das crianças. Ao final da formação, será realizada uma cerimônia de encerramento com a certificação dos Henducadores Mirins.
Inspirado no histórico Projeto Agentes Ambientais Mirins, uma iniciativa pioneira do Semasa nos primórdios do Departamento de Gestão Ambiental (em 2000), o projeto Henducadores Mirins objetiva manter vivo esse legado, incorporando abordagens pedagógicas inovadoras e mais atuais. Além disso, a ação se alinha aos objetivos da Política Municipal de Educação Ambiental.
Fotos: Divulgação/Semasa


