PROJETO LEVA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL A ESPAÇOS CULTURAIS DE SÃO BERNARDO

Alunos da rede municipal de São Bernardo deram início, nesta terça-feira (8/04), ao Projeto de Ampliação Cultural, iniciativa da Prefeitura que une educação e cultura com visitas a espaços culturais da cidade. O objetivo é integrar o currículo escolar ao território cultural, ampliando o repertório dos estudantes por meio de vivências educativas em equipamentos culturais e ambientais do município.
Na estreia do projeto, estudantes do 5º ano da EMEB Júlio de Grammont, localizada no Planalto, visitaram a Gibiteca Municipal Eugênio Colonnese, recém-inaugurada em sede própria na região central. A atividade envolveu leitura, contação de histórias e interação com o acervo de gibis, em uma experiência lúdica e educativa.
A secretária adjunta de Educação, Jussara Bezerra, acompanhou a visita e destacou o impacto positivo da ação. “As crianças puderam explorar o acervo, participar da contação de histórias e conhecer um espaço cultural que pode ser visitado com a família. Isso amplia o olhar da criança para além da escola”, afirmou.
Segundo Jussara, o projeto também é uma ação formativa para os professores. “Os profissionais conhecem novos espaços e podem incorporá-los ao planejamento pedagógico, usando linguagens como o gibi, o mangá, a arte e a leitura como forma de expressão.”
A secretária de Cultura, Samara Dinis, também celebrou o início do projeto. “É emocionante ver o brilho nos olhos dos alunos ao descobrirem um novo espaço. É sobre formar leitores, artistas, cidadãos que valorizam seu território e bens culturais.”
O Projeto de Ampliação Cultural está dividido em etapas: preparação nas escolas, visitas orientadas e oficinas, com uma exposição final para que os estudantes compartilhem suas descobertas com a comunidade. Entre os locais que receberão visitas estão a Fábrica de Cultura, Pinacoteca, Biblioteca Monteiro Lobato, Parque Estoril e até as Aldeias Guarani.
Em 2024, o projeto também presta homenagem aos 100 anos da Represa Billings, abordando temas como identidade cultural, meio ambiente e sustentabilidade.
#EducaçãoECultura #ProjetoAmpliaçãoCultural #saobernardo