A ação propõe diálogo sensível sobre HIV com apresentações de dança e oficinas que exploram performance e criatividade, Vogue Femme e cultura Ballroom, além de práticas somáticas, yoga e escuta do corpo.

Espaço DAJUV recebe projeto que discute HIV, silêncio e estigma com oficinas e performance gratuita

Nos dias 17 e 18 de outubro de 2025 (sexta-feira e sábado), o projeto Reagente + ou AIDS: o silêncio mata”, realiza uma programação gratuita no Espaço DAJUV, em São Bernardo do Campo, com oficinas e apresentações para o público a partir de 16 anos.

Criado pelo artista Ricardo “Gael” Mesquita, o projeto “Reagente + ou AIDS: o silêncio mata” propõe uma residência artística com oficinas gratuitas e uma performance solo que transformam a vivência com HIV do próprio artista, em uma experiência sensível, coletiva e libertadora.

Na sexta-feira, 17 de outubro, das 14h às 17h, acontece a oficina “Performance e Criatividade”, conduzida por Marcelo D’Avilla, que propõe caminhos práticos para transformar ideias em ação cênica. À noite, às 20h, será apresentada a performance Re△gente +, em que Ricardo Gael transforma sua vivência com HIV em dança e manifesto poético, propondo um encontro que cruza corpo, prazer e ancestralidade.

No sábado, 18 de outubro, das 9h às 12h, a oficina “Vogue Femme” será ministrada por LEGENDARY ICON Kona Zion, referência da cultura Ballroom no Brasil. Das 14h às 17h, acontece a oficina “Corpo-Cuidado”, com Paula Petreca, unindo práticas somáticas, yoga e escuta do corpo. E às 20h, será reapresentada a performance Re△gente +, reafirmando o corpo como lugar de memória, prazer e resistência.

A ação de artivismo que une corpo, memória e política é um chamado urgente à escuta e ao diálogo em torno do HIV/AIDS, da sexualidade e da saúde como direito — especialmente em tempos de avanço do conservadorismo e da desinformação. Em um país onde a sorofobia ainda mata mais que o vírus, o projeto propõe encontros transformadores, onde arte e cuidado andam lado a lado. 

O projeto foi contemplado pelo Edital nº 011/2024 – Edital de Fomento a Culturas Identitárias feitas por LGBTQIAP+ de São Bernardo do Campo. Realização: PNAB – Políticas Nacionais Aldir Blanc, Secretaria de Cultura – Prefeitura de São Bernardo do Campo e Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução

Serviço: Residência Artística “Reagente + ou AIDS: o silêncio mata”

Classificação indicativa: 16+. Gratuito, 

Onde: Espaço DAJUV – Diretoria de Apoio e Jurídico à Juventude –  Av. Redenção, 271 – Jardim do Mar, São Bernardo do Campo – SP
Re△gente + (Performance) – Com Ricardo Gael Mesquita – Quando: 17 e 18 de outubro de 2025 (sexta-feira e sábado) -20h – Duração: 40 minutos. Sinopse: Em Re△gente +, suor, sangue e silêncio se transformam em gesto. Ricardo Gael Mesquita convoca dez anos vivendo com HIV para um solo de dança que é rito e testemunho. Entre prazer e política, corpo e memória, a performance expõe o risco, escava futuros e celebra o direito de viver — sem capa, sem culpa, sem romantização. Um manifesto em carne viva contra o estigma, onde cada movimento é coragem. Um convite a habitar a dúvida, a celebrar a vida quando o diagnóstico insiste em falar de morte. Entre memória e futuro, a cena tenciona perdas e reinventa vínculos, proclamando que estar vivo é já um ato radical.

Oficina Performance e Criatividade – Com Marcelo D’Avilla
Quando: 17 de outubro de 2025 (sexta-feira) – 14h às 17h – Sinopse: Uma mentoria criativa que explora caminhos práticos para transformar ideias em performance. Os participantes terão acesso a ferramentas de criação artística que envolvem dramaturgia, corpo e ação cênica. Sobre Marcelo D’Avilla: Artista multidisciplinar, diretor e performer, atua há mais de 10 anos em performance e intervenção urbana. Fundador do Teatro da PombaGira e diretor criativo de projetos como Dando, PopPorn e LoveNOX.

Oficina Vogue Femme – Com LEGENDARY ICON Kona Zion
Quando: 18 de outubro de 2025 (sábado) – 9h às 12h – Sinopse: A oficina apresenta a dança Vogue Femme a partir das vivências de mulheres trans e travestis na cena Ballroom. A proposta é reconectar o corpo com a ancestralidade e o artivismo, rompendo com estigmas de gênero, raça e sorologia. Sobre LEGENDARY ICON Kona Zion: Eduarda Kona Zion é pioneira da cena Ballroom no Brasil e Legendary Icon reconhecida internacionalmente. Fundadora da House of Hands Up e líder da Iconic House of Zion, é referência na cultura Ballroom e nos direitos trans. Atua como produtora cultural, educadora e agente de saúde, promovendo cuidado e prevenção para pessoas trans e LGBTQIA+.

Oficina Corpo-Cuidado – Com Paula Petreca
Quando: 18 de outubro de 2025 (sábado) – 14h às 17h – Sinopse: Oficina que integra práticas de yoga, movimento somático e escuta do corpo como formas de autocuidado, saúde mental e regulação emocional. A proposta é ativar o corpo como território de cura e criação. Sobre Paula Petreca: Artista e pesquisadora da dança, atua desde 2008 com criações autorais em espetáculos e performances. Formada pelo c.e.m (Lisboa), coordena o Projeto Co – Dança em Espaços Vários, co-fundou o podcast Ladeira a Bausch e é doutoranda em Artes da Cena na UNICAMP. Desenvolve trabalhos como docente com foco em corporeidade e saúde.

Inscrições para oficinas via formulário: https://forms.gle/33CLoxgzRVUSWeeU8

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.