Em dois anos, Estado já pagou R$ 11,7 milhões em bolsas permanência para estudantes aprovados

Provão Paulista e a porta de entrada para o futuro

O Provão Paulista é um sistema de avaliação seriada aplicado ao longo dos três anos do Ensino Médio, com notas acumuladas que definem a classificação final dos estudantes da rede pública para ingresso no ensino superior.

“Eu nunca consegui me imaginar na USP. Eu sequer me inscrevi na Fuvest. Era um sonho inalcançável, e o Provão Paulista fez a diferença”, afirma David Samuel Obiekwe, de 18 anos de idade, aluno do curso de medicina da USP desde o início de 2025.

Morador do bairro São João Clímaco, na zona sul da capital paulista, David cursou o Ensino Médio na Escola Estadual Dona Idalina Macedo Costa Sodré, em São Caetano do Sul. Filho de comerciantes da região da 25 de Março, ele acreditava que a USP estava distante de sua realidade. “Não prestei a Fuvest, mas pelo Provão Paulista coloquei medicina na USP São Paulo como primeira opção. Era algo que eu sempre quis, mas não me achava capaz”, relembra.

David vive com os pais, Sandra e Virginus, e duas irmãs. Caroline cursa enfermagem, Débora está no Ensino Médio, e ele tem ainda um irmão mais velho, formado em direito.

Para o próximo ano, os resultados e a primeira chamada para matrículas dos aprovados estão previstos para o dia 19 de janeiro.

Vagas previstas para 2026

Para 2026, estão previstas 15.717 vagas, distribuídas da seguinte forma:

  • 1.500 para a USP;
  • 934 para a Unesp;
  • 327 para a Unicamp;
  • 10.000 para as Fatecs; e
  • 2.956 para a Univesp.

Coragem para fazer o impossível: São Paulo na Direção Certa

Nos últimos 3 anos, o Governo de São Paulo atuou com coragem para enfrentar gargalos históricos, retomando obras inacabadas e implementando projetos históricos e inéditos que vão deixar legado para a população. Os resultados antes considerados impossíveis saíram do papel para fazer a diferença: a entrega da primeira etapa do Rodoanel Norte, o funcionamento da Linha 17-Ouro de metrô prevista para março, o início do projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá, o fim da Cracolândia no centro da capital, a inclusão de 2 milhões de pessoas na rede de água e outras 3 milhões com esgoto tratado após a desestatização da Sabesp, as 76 mil casas próprias entregues e outras 110 mil em produção, o recorde de 3,5 milhões de cirurgias eletivas na saúde, os R$ 8 bilhões investidos em 800 Santas Casas e instituições de saúde com a Tabela SUS Paulista, as 46 mil vagas em universidades com o Provão Paulista e 2 mil intercâmbios internacionais com o Prontos Pro Mundo, a menor taxa de homicídios da história e as quedas recordes em latrocínios e roubos em 2025, entre outros. Com coragem pra fazer o impossível, São Paulo segue na direção certa!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.