QUEDA EM HOMICÍDIOS EM SP, MAS ESTUPROS E FURTOS SOBEM

QUEDA EM HOMICÍDIOS EM SP, MAS ESTUPROS E FURTOS SOBEM

São Paulo registrou uma redução no número de homicídios dolosos, latrocínios e roubos durante o mês de maio. Porém, a situação é inversa quando se trata de estupros e furtos, que apresentaram um aumento no mesmo período. Os dados foram divulgados hoje pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).

Em maio, 195 casos de homicídios dolosos foram contabilizados, representando uma diminuição de 14,5% comparado ao mesmo mês em 2022, que teve 228 casos. Isso configura o menor número de homicídios para um mês de maio nos últimos 23 anos. Para o acumulado de 2023, houve uma queda de 2,7% comparado ao ano anterior, com 1.136 homicídios contra 1.168.

Os latrocínios e roubos também apresentaram queda. Foram registrados 12 latrocínios, contra 13 em maio de 2022, e 19.254 roubos, uma redução de 2,5% em relação aos 19.749 ocorridos no mesmo mês do ano anterior.

A SSP-SP criou o Sistema de Informação e Prevenção de Crimes contra a Vida (SPVida) para aumentar a transparência e permitir auditorias públicas nos dados publicados. Isso foi parte da criação de um grupo de trabalho para revisar as estatísticas criminais de 2022.

No entanto, os casos de estupro no estado têm mostrado uma tendência de alta, com um aumento de 18,5% em maio deste ano, totalizando 1.299 ocorrências. Segundo a SSP, isso pode ser parcialmente explicado pela mudança na lei. Desde 2018, a polícia pode agir independentemente da vontade das vítimas, enquanto antes a ação penal era pública e condicionada à representação.

Foto e informações Agência Brasil

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.