RECURSOS FEDERAIS SERÃO DESTINADOS PARA APOIAR ACOLHIMENTO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

RECURSOS FEDERAIS SERÃO DESTINADOS PARA APOIAR ACOLHIMENTO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

CIDADES TERÃO APOIO PARA ACOLHER PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

O governo federal regulamentou a Operação Inverno Acolhedor 2023, que tem como objetivo oferecer suporte às pessoas em situação de rua nas capitais das regiões Sul e Sudeste durante o inverno. Recursos federais serão repassados aos municípios para apoiar a ampliação do sistema de acolhimento, ações preventivas e promoção dos direitos humanos. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (3). As informações são da Agência Brasil.

Os municípios poderão participar do programa por meio das regulamentações existentes sobre transferências de recursos da União, por meio de convênios e contratos de repasse para novos planos de trabalho de assistência social do poder público municipal, movimentos sociais e entidades da sociedade civil.

Além da expansão da rede de apoio, a regulamentação também abrange ações voltadas para orientar a população em situação de rua sobre cuidados de saúde, funcionamento dos serviços disponíveis, acesso aos direitos humanos e orientação jurídica, por meio de parcerias com as Defensorias Públicas estaduais e federais.

A portaria também estabelece a criação da Diretoria de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua como uma estrutura do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Essa diretoria será responsável por monitorar a execução dos planos de trabalho, coordenar e avaliar a Operação Inverno Acolhedor em todo o país.

Os valores que serão repassados aos municípios serão divulgados, e a prestação de contas será regulamentada pelos dispositivos legais referentes às parcerias estabelecidas entre a União e órgãos públicos, entidades públicas ou entidades privadas sem fins lucrativos.

Foto Rovena Rosa/AB

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.