REPRESENTANTES DE ITUPEVA CONHECEM QUINTAL VERDE EM SANTO ANDRÉ

Experiência andreense em práticas sustentáveis inspira criação de projeto semelhante no interior de São Paulo
Técnicas do Departamento de Regularização Fundiária da Prefeitura de Itupeva estiveram em Santo André para conhecer o Quintal Verde e seus ambientes de práticas sustentáveis. O objetivo é implantar também um espaço com ações similares na cidade interiorana.
O Quintal Verde Vila Guiomar, idealizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), nasceu com o propósito de estimular práticas ligadas à compostagem e que contribuem para a sustentabilidade, contando com a participação ativa dos munícipes.
Durante a visita, as técnicas conheceram os processos de compostagem, a horta sensorial, os canteiros de plantio, além de acompanharem a participação dos munícipes no Baldinho Verde, projeto que troca resíduos orgânicos por hortaliça, composto ou biofertilizante.
“Ficamos felizes em saber que o modelo do nosso Quintal Verde é reconhecido por outras cidades. Isso demonstra o valor e a importância das iniciativas locais e reforça o papel da cidade como referência em boas práticas de sustentabilidade, mostrando que a gestão de resíduos pode e deve ser uma prioridade para todos os municípios que buscam um futuro mais verde”, destaca a diretora de Resíduos Sólidos do Semasa, Simone Fernandes Valadares.
A intenção da Prefeitura de Itupeva é oferecer aos moradores de uma área mais reclusa, com dificuldade de acesso a certos recursos, um espaço sustentável que possibilite a coleta e destinação de resíduos da maneira correta, além de levar à cidade mais práticas benéficas para o meio ambiente.
O Quintal Verde da Vila Guiomar está localizado na Rua Marquês de Caravelas, 51, e é aberto à visitação, mediante agendamento prévio. As inscrições podem ser feitas pelo link https://l1nk.dev/QuintalVerde.