RESULTADO DA AVALIAÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO NORTEARÁ REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO EM SÃO BERNARDO

Últimas

RESULTADO DA AVALIAÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO NORTEARÁ REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO EM SÃO BERNARDO

Mais de 35 mil alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal e EJA realizaram a prova implementada pela Secretaria de Educação; diagnóstico servirá para direcionar ações pedagógicas

Nos primeiros meses do ano letivo, a Prefeitura de São Bernardo, sob gestão Marcelo Lima, realizou um amplo diagnóstico da rede municipal de ensino, com foco na alfabetização dos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como parte deste processo, a Avaliação Formativa em Alfabetização foi aplicada na segunda semana de março, em 78 escolas municipais, envolvendo 35.233 alunos. Desenvolvida pelos próprios profissionais da Educação, a iniciativa permitiu mapear o nível de alfabetização dos estudantes, fornecendo dados essenciais para direcionar ações pedagógicas e aprimorar o aprendizado na rede.

A Avaliação Formativa de Alfabetização, inédita em âmbito municipal e coordenada pela Secretaria de Educação, revelou que 29,2% dos alunos do 2º ano da rede municipal de São Bernardo estão alfabetizados, ou seja, além de leitores, compreendem os textos. Outros 15,4% conseguem ler, mas sem compreensão; 17% são leitores de sílabas; 12% de palavras; 11,2% de letras; 8,2% de frases; e 6% ainda não leitores.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todas as crianças do País devem concluir o 2º ano do Ensino Fundamental I alfabetizadas. No entanto, o diagnóstico realizado em São Bernardo apontou que 49,9% dos alunos que ingressaram no 3º ano em 2025 estão alfabetizados, o que significa que quase metade concluiu o 2º ano em 2024 sem a devida alfabetização. A meta do município é proporcionar aos estudantes e professores da rede municipal as ferramentas necessárias para que todos alunos, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de São Bernardo, terminem 2025 alfabetizados e preparados para continuar o desenvolvimento de aprendizagem no ano seguinte.

CENÁRIO – Diante do cenário apontado pela avaliação, o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, realizou uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (27/03) para destacar a importância da avaliação como ferramenta para mapear desafios e direcionar a reestruturação do ensino na cidade. “A Avaliação Formativa, desenvolvida pelos nossos profissionais da Educação e pela Secretaria de Educação, sob a supervisão do secretário Júlio César da Costa, fez um verdadeiro raio-X da situação das nossas crianças nas escolas municipais. Agora, com o resultado, nossos profissionais da Educação terão uma visão mais clara sobre as adaptações necessárias para melhorar a Educação de São Bernardo”, sustentou.

O chefe do Executivo municipal também anunciou a criação de metas e indicadores para as escolas da rede, que serão implementadas a partir do diagnóstico da avaliação, além de programas de capacitação para os professores. “A partir de hoje, vamos estabelecer estratégias concretas para evoluir no aprendizado, com metas de trabalho nas escolas e a inauguração da Escola de Formação do Profissionais da Educação de São Bernardo, que será inaugurada em abril no Cenforpe, para preparar os nossos professores, que já são muito capacitados, a criar um planejamento educacional mais específico, de acordo com a realidade dos nossos alunos. Só assim, teremos condições de elevar nosso Ideb, de 6,7 para 10”, destacou Marcelo Lima, referindo-se à pontuação do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2024.

O secretário de Educação de São Bernardo, Júlio Cesar da Costa, participou da coletiva ao lado do prefeito e frisou a importância de um olhar mais atento para os processos de avaliação no Brasil, ressaltando que São Bernardo está à frente ao assumir o compromisso de fortalecer o trabalho dos professores e garantir uma Educação de qualidade. “A Secretaria de Educação desenvolveu a metodologia da avaliação, criando instrumentos específicos, com textos, frases, palavras, sílabas, adequados a cada série para identificar com precisão o nível de alfabetização dos estudantes. Esse método foi elaborado em conjunto com os nossos professores. É essencial destacar que São Bernardo tem uma equipe qualificada e um gestor que acredita na Educação e valoriza os professores, criando as condições necessárias para alcançarmos os níveis de aprendizagem que almejamos”, afirmou o secretário.

PACOTE – O prefeito Marcelo Lima adiantou que, além das ações já implementadas desde o início de sua gestão, em 1º de janeiro, como a prorrogação da validade do concurso público, a convocação de quase 200 profissionais da Educação aprovados, a liberação da progressão continuada e a retomada do Cenforpe como centro de formação, novos anúncios serão feitos para consolidar essa nova fase da Educação na cidade. Um dos marcos desta reestruturação será a inauguração da Escola de Formação dos Profissionais da Educação de São Bernardo, no mês de abril, quando as novidades serão divulgadas pelo chefe do Executivo Municipal.

“Vamos trabalhar desde o início, desde o aluno que está ingressando na Educação Infantil. Eu herdo a situação da Educação atual de São Bernardo como uma grande missão. Para daqui três, quatro anos, lembrarmos de onde São Bernardo saiu e enxergamos onde São Bernardo chegou”, finalizou Marcelo Lima.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.