RODOVIA DOS IMIGRANTES COMPLETA 50 ANOS

A Rodovia dos Imigrantes completa 50 anos neste domingo (28), consolidando-se como uma das principais obras da engenharia rodoviária do Brasil. Inaugurada em 28 de junho de 1976, a pista norte ampliou a ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista, tornando-se fundamental para o transporte de passageiros e cargas rumo ao litoral e ao Porto de Santos.

Construída pela antiga Dersa, a rodovia passou a complementar a Via Anchieta, inaugurada na década de 1940, oferecendo uma nova alternativa de acesso entre o planalto e o litoral paulista. A obra exigiu soluções de engenharia para vencer o relevo da Serra do Mar, com a construção de túneis, viadutos e estruturas especiais em uma área de Mata Atlântica.

Com 17,8 quilômetros de extensão, a pista norte conta com 11 túneis e 20 viadutos, que juntos somam mais de 12 quilômetros de obras especiais. Em alguns trechos, os pilares foram fixados na rocha a profundidades de até 40 metros, enquanto outras estruturas foram erguidas a mais de 80 metros do solo.

Em 1998, a administração do Sistema Anchieta-Imigrantes passou para a Ecovias Imigrantes. Quatro anos depois, em 2002, foi inaugurada a pista sul da Rodovia dos Imigrantes, ampliando a capacidade operacional do sistema. Segundo a concessionária, a obra incorporou soluções de engenharia que reduziram significativamente os impactos ambientais em comparação com a construção da pista original.

De acordo com a Ecovias Imigrantes, mais de R$ 11 bilhões já foram investidos no Sistema Anchieta-Imigrantes desde o início da concessão. Os recursos foram destinados à modernização da infraestrutura, implantação de tecnologias, conservação das rodovias, atendimento aos usuários e melhorias nos acessos ao Porto de Santos.

O movimento de veículos também cresceu ao longo dos últimos anos. Entre 2010 e 2025, o volume diário médio passou de cerca de 98,5 mil para mais de 123 mil veículos. Atualmente, o sistema conta com 300 câmeras de monitoramento, 47 painéis eletrônicos de mensagens, 15 viaturas operacionais, cinco ambulâncias e 17 guinchos, integrados ao Centro de Controle Operacional (CCO).

O futuro da rodovia já está em planejamento. Em março de 2026, o projeto da terceira pista da Imigrantes recebeu Licença Ambiental Prévia. A proposta prevê uma nova ligação de 21,6 quilômetros entre o planalto e a Baixada Santista, com aproximadamente 80% do trajeto em túneis, incluindo um com mais de seis quilômetros de extensão, que poderá ser o maior túnel rodoviário do Brasil. Segundo o projeto, a nova estrutura deverá ampliar em cerca de 25% a capacidade do trecho de serra.

Ao completar 50 anos, a Rodovia dos Imigrantes permanece como um dos principais corredores logísticos do país, conectando a capital paulista, o Grande ABC, a Baixada Santista e o Porto de Santos. Sua história reúne avanços da engenharia brasileira e sucessivas ampliações para atender ao crescimento do tráfego entre o planalto e o litoral.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.