SALA DO EMPREENDEDOR DE SÃO BERNARDO AUXILIA NA ABERTURA DO NEGÓCIO PRÓPRIO, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC
SALA DO EMPREENDEDOR DE SÃO BERNARDO AUXILIA NA ABERTURA DO NEGÓCIO PRÓPRIO, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC clique aqui e ouça a matéria

Da crise ao sonho: munícipe formalizou microempresa em julho deste ano e já prepara novo passo para migrar ao modelo de EPP

Em meio à crise da pandemia de Covid-19 e com o marido desempregado à época, a chef de cozinha Débora Balog, 48 anos, então recém-formada em gastronomia, resolveu sair do informal e abrir uma empresa para ajudar nas despesas de casa. O que era, inicialmente, emergencial virou principal fonte de renda da família. Moradora de São Bernardo, ela procurou a Sala do Empreendedor, localizada no andar térreo do prédio da Prefeitura, para formalizar em julho a Gourmelicias Catering, além de realizar cursos da qualificação profissional visando preparar terreno às exigências do mercado.

Especializada em serviços de buffet, incluindo pratos quentes, salgados e sobremesas, a empresa registrou crescimento célere no período. Entrou, na ocasião, como ME (Microempresa) e, recentemente, obteve empréstimo do Banco do Povo com objetivo de ampliar a sua oferta. Débora iniciou etapa concreta nesta quarta-feira (23/11) para deixar as dependências do negócio em sua residência, no bairro Baeta Neves, para montá-lo em espaço próprio, em maior dimensão – área com 130 metros quadrados – e específico para exercer a atividade, situado na região do Rudge Ramos.

“Vi de início nas redes sociais da Prefeitura a grade de cursos de capacitação oferecidos, em parceria com Sebrae e Senac. Muitos deles me interessavam. Decidi fazer o de organizador de eventos. Deste primeiro curso surgiram outros e fui engatando um no outro. O Senac, por exemplo, é uma instituição de ensino renomada, tem expertise. A Prefeitura acertou na escolha. E, com a mentoria da Sala do Empreendedor, os negócios tomaram uma proporção rápida e consistente. É um acompanhamento importante, um olhar diferente, que me ajudou muito nesta caminhada”, pontuou Débora.

Ascensão foi tamanha que Débora já prepara novo passo diante do atual faturamento da empresa, que tem superado a margem de R$ 60 mil mensais. “É simbólico. Até agora dividia o trabalho em casa com o espaço da família. No começo de 2023, já indicado pela contabilidade, com a contratação de colaboradores – cerca de dez pessoas -, podemos entrar no patamar de EPP (Empresa de Pequeno Porte). Sou grata ao apoio que a Sala do Empreendedor continua proporcionando para esse avanço sólido”, pontuou a empreendedora. 

SEMANA DO EMPREENDEDORISMO – A Sala integra o escopo de atividades da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, que promove, neste momento, a Semana do Empreendedorismo Municipal de São Bernardo, baseada em cursos, palestras, workshops e que se encerra na sexta-feira (25/11) com uma Feira do Empreendedor, no estacionamento do Ginásio Poliesportivo (Avenida Kennedy, 1.155, Anchieta), contando com 20 empreendedores expondo seus produtos no espaço, bem como tenda do Sebrae e foodtrucks.

“É uma satisfação grande confirmar que moradores da cidade têm se beneficiado diretamente de ações efetivas de governo. O mandato tem praticado a política de fomento à geração de emprego e renda em São Bernardo, criar oportunidades de negócio. Essa atuação da Sala do Empreendedor está alinhada com essa linha de prioridade da gestão”, pontuou o prefeito Orlando Morando.

AÇÃO – A Sala do Empreendedor foi reconfigurada a partir de 2017, primeiro ano de governo Orlando Morando, deixando de ser um canal de atendimento aos contadores e passando a ser um espaço de acolhimento e desenvolvimento ao empreendedor, com oferta de cursos de capacitação profissional e mentoria. Entre 2017 e 2021, foram 67.705 atendimentos, 178 atividades, entre cursos e palestras, e 6.562 vagas de cursos de empreendedorismo. São 88,5 mil empresas abertas no período, sendo, destas, 65,6 mil MEIs. Ao todo, 109,1 mil beneficiados pelo programa.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content