SANTO ANDRÉ ABRE INSCRIÇÕES DE OFICINAS GRATUITAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Aulas de corpo e movimento, jiu-jitsu e violão são algumas novidades deste ano, além do projeto Pausa e Prosa, para responsáveis e cuidadores
O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) Alexandre Esteves Francisco – Xande, em Santo André, está com inscrições abertas para diversas oficinas gratuitas voltadas a pessoas com deficiência.
Nste ano, o equipamento oferece novas opções de oficinas: violão, jiu-jitsu e também corpo e movimento (jogos corporais, alongamentos conscientes, dinâmicas rítmicas, exploração do espaço e atividades lúdicas), além das já tradicionais oficinas de música, jogos educativos, prática de atividades físicas, teatro, grafite e dança.
Outra novidade deste ano é o projeto Pausa e Prosa, desenvolvido para proporcionar a responsáveis e cuidadores uma proposta inovadora de acolhimento e bem-estar. Enquanto crianças, jovens ou adultos participam das atividades, seus responsáveis passam a contar com um espaço pensado especialmente para eles, onde o tempo de espera se transforma em um momento de troca, aprendizado e autocuidado. A oficina oferece atividades como artesanato, crochê, culinária e outras práticas manuais e criativas
“A iniciativa parte da crença de que o cuidado precisa ser integral e alcançar toda a rede que envolve a pessoa com deficiência. Reconhecendo que responsáveis e cuidadores, muitas vezes, colocam suas próprias necessidades em segundo plano, vivenciando rotinas intensas, sobrecarga emocional e pouco tempo para si. Ao oferecer um ambiente acolhedor e produtivo durante o período de atendimento, a oficina valoriza essas pessoas e reafirma a importância de olhar para além do indivíduo atendido”, afirma a secretária da Pessoa com Deficiência, Valéria Romera Marcelino.
As inscrições para as oficinas ficam abertas durante o ano todo, com opções de horário pela manhã e à tarde. O espaço oferece ainda curso de Braille, o sistema de leitura e de escrita para pessoas cegas, e de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, para pessoas com deficiência, familiares e demais munícipes interessados. Para participar é preciso morar em Santo André.
Não há necessidade de encaminhamento médico, já que se trata de um espaço pensado para acolher, orientar, socializar e promover atividades que possibilitem uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência e também de familiares e cuidadores.
CRPD – O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência Alexandre Esteves Francisco – Xande foi inaugurado em 2023. Desde então o equipamento, que está vinculado à Secretaria da Pessoa com Deficiência, contabiliza uma média mensal de cerca de 70 pessoas passando pelo local.
O espaço também emite a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) e oferece um serviço gratuito de conserto de cadeiras de rodas.
O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8h às 17h, sem necessidade de encaminhamento para ter acesso aos benefícios do espaço. O equipamento fica na Rua Carnaúba, 150, na Vila Guiomar. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone ou Whatsapp (11) 4433-1987.



