SANTO ANDRÉ INICIA OBRAS DE MODERNIZAÇÃO DA EMEIEF PROF.ª HERMÍNIA LOPES LOBO

SANTO ANDRÉ INICIA OBRAS DE MODERNIZAÇÃO DA EMEIEF PROF.ª HERMÍNIA LOPES LOBO

Equipamento de ensino em período integral foi um dos 17 municipalizados pela Prefeitura

“Quem quer uma escola nova?”, questionou o prefeito Gilvan Junior a duas dúzias de crianças no pátio da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Prof.ª Hermínia Lopes Lobo, na Vila Assunção, na manhã desta terça-feira (22). “Eeeeeeeeeeuuuuuuuuu!”, responderam, em coro, os estudantes, durante o evento de assinatura da ordem de serviço das obras de modernização do equipamento de educação.

Um dos mais antigos prédios educacionais de Santo André – inaugurado em 28 de agosto de 1955 pelo então prefeito Fioravante Zampol –, o antigo Grupo Escolar Hermínia Lopes Lobo foi administrado pelo Estado até 2022. Naquele ano, a unidade foi uma das 17 escolas municipalizadas pela Prefeitura e entrou no cronograma de revitalização da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos.

“São 17 escolas municipalizadas, unidades que o município assumiu e passou a investir. A gente traz a responsabilidade para a cidade, porque acredita que o futuro de Santo André e o cuidado com essas crianças são obrigação municipal. E cuidar é investir: em infraestrutura, merenda de qualidade, qualificação e remuneração aos professores, um RH qualificado nas escolas, uniforme e material em dia, ou seja, investir em qualidade de vida”, destacou o prefeito Gilvan.

Com investimento de R$ 2,5 milhões, o equipamento receberá manutenção da cobertura, pisos e forros, intervenções nas instalações elétricas e hidráulicas, nos caixilhos e no muro de divisa, além de adequações da cozinha e refeitório, dos banheiros, de ambientes da administração e do operacional, do sistema de drenagem, lixeiras, playground, quadra e pintura geral.

“Essa reforma é dedicada a vocês, para que tenham um ambiente escolar agradável, porque são o futuro da nossa cidade”, disse, olhando para os estudantes, o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira. “Tenho certeza que essa escola vai ficar muito bonita”, continuou ele.

A Emeief Prof.ª Hermínia Lopes Lobo, segundo o prefeito, a exemplo de outros equipamentos, terá uma novidade no projeto. “Todos os equipamentos municipais quando passarem por reforma, a gente vai fazer um sistema especial de drenagem. É o caso desta escola. Porque as mudanças climáticas estão aí, com chuvas cada vez mais intensas. Precisamos dar segurança para nossas crianças. E no futuro, caso isso aconteça, essa escola estará preparada para absorver toda a água”.

Com 276 estudantes matriculados, entre 6 e 10 anos, com turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, a Emeief Prof.ª Hermínia Lopes Lobo é uma das escolas da rede municipal andreense que oferece período integral (com funcionamento das 7h às 15h).

“Ressaltamos a importância do fortalecimento do ensino nas escolas de período integral para que possamos garantir maior acessibilidade para nossas crianças e suas famílias. Esta é uma escola antiga, que vai completar 70 anos sendo forte, pujante”, destacou o secretário de Educação, Pedrinho Botaro.

Das 17 escolas municipalizadas em Santo André desde 2022, duas já foram revitalizadas (Celestino Bourroul e Professor Antônio de Campos Gonçalves), nove estão passando pelo processo de modernização (contando com o anúncio desta terça-feira) e as demais seguem no cronograma de reforma.

fotos: Alex Cavanha/PSA 

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.