SANTO ANDRÉ NOTIFICA 831 PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS ABANDONADOS EM NOVE MESES
Secretaria de Mobilidade Urbana recolheu 76 automóveis ao pátio municipal entre janeiro e setembro deste ano
Santo André, 21 de outubro de 2025 – A Operação Carro Abandonado notificou, entre janeiro e setembro deste ano, 831 proprietários de veículos que abandonaram seus automóveis em ruas e avenidas de Santo André. A ação é realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana.
Do total de notificações expedidas nos primeiros nove meses deste ano, 692 automóveis foram retirados pelos donos após o aviso e 76 foram removidos ao pátio de veículos.
O prefeito Gilvan Ferreira participou de uma ação no Jardim Irene e destacou a importância da iniciativa. “Aqui em Santo André não vamos permitir isso. Se o dono não retirar o veículo da rua, levaremos ao pátio. Esses carros abandonados, além de deixar as ruas sujas, prejudicam a segurança e a saúde pública, como por exemplo a criação de focos de dengue”, afirmou.
A caracterização de abandono é feita por meio de sinais aparentes de má conservação, como ferrugem, pneus murchos, sujeira acumulada, vidros quebrados, presença de mato e até a ausência de placas. Após denúncia registrada pelo Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), os agentes realizam vistoria no local e, nos casos de veículos com placa, é colada uma notificação no automóvel. Caso nenhuma providência seja tomada em até cinco dias, o veículo pode ser guinchado.
Já os carros sem placa são considerados sucatas e podem ser removidos sem aviso prévio, em até dez dias. Para recuperar o automóvel, o proprietário precisa quitar todas as pendências financeiras junto ao Detran (como multas, licenciamento e IPVA) e apresentar ofício de liberação.
A remoção de veículos abandonados em vias públicas é amparada por decreto municipal. Qualquer cidadão pode denunciar casos de abandono pelo aplicativo Colab e na Praça de Atendimento da Prefeitura.