SANTO ANDRÉ PROMOVE DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NESTE SÁBADO

Todas as 34 UBSs da cidade estarão abertas para aplicar imunizantes que protegem da Influenza no grupo prioritário e atualizar caderneta da população
A Prefeitura de Santo André realiza neste sábado (10), o Dia D de Vacinação contra a Influenza. Todas as 34 unidades básicas de saúde (UBSs) do município estarão abertas das 8h às 16h para aplicar a vacina que protege da gripe nos públicos prioritários e também para atualizar a caderneta de vacinação da população.
A mobilização faz parte da estratégia da cidade para reforçar a cobertura vacinal antes do período de inverno, quando há maior circulação do vírus da gripe. Além de proteger contra a Influenza, a ação também tem foco na prevenção geral, com a verificação de vacinas pendentes e aplicação de outras doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação. Os munícipes devem levar a caderneta de vacinação e um documento com foto.
Durante o Dia D, a Secretaria de Saúde também irá vacinar cerca de 2.500 idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs), com aplicação do imunizante realizada diretamente pelas equipes nas instituições. Outro destaque é a força-tarefa organizada pela Clínica da Família Cidade São Jorge, que ofertará o imunizante para os cerca de 600 indígenas que vivem em Santo André. A unidade é a única do Grande ABC com um consultório exclusivo dedicado ao atendimento da população indígena, garantindo cuidado especializado e respeito às especificidades culturais.
“O Dia D é uma mobilização fundamental para ampliarmos a cobertura vacinal e garantirmos que a população esteja protegida. Além da imunização contra a gripe, vamos aproveitar para checar e atualizar a situação vacinal de cada cidadão. É mais uma demonstração do compromisso de Santo André com a saúde preventiva”, destaca o secretário de Saúde, Pedro Seno.
A vacina contra a gripe está disponível para os públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e idosos com 60 anos ou mais. Também podem se vacinar indígenas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, quilombolas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade. Em Santo André, aproximadamente 250 mil pessoas fazem parte deste grupo.
“Queremos facilitar o acesso ao imunizante e reforçar a cultura da vacinação em nosso município. Por isso, além de manter as 34 UBSs abertas no sábado, vamos garantir orientação e acolhimento à população que comparecer às unidades”, afirma o diretor de Vigilância à Saúde, César Rangel Gusmão.
O imunizante de 2025 é trivalente, com proteção contra as cepas H1N1, H3N2 e B. A vacina é segura, eficaz e pode ser administrada junto com outras vacinas do calendário. É contraindicada apenas para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de reações graves a doses anteriores.


